Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 12:14

    Imprimir


Os 43 jovens contratados pelo Programa Nacional do Primeiro Emprego em Mato Grosso estão espalhados pelas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Jaciara, Cáceres e Diamantino. A superintendente do Sine, Ivone Lúcia Rosset Rodrigues, explica que o Estado todo ainda não foi atingido porque o PNPE é desenvolvido por etapas.

Primeiro, o programa só funciona nas capitais; depois nas cidades que têm Sine e DRTE e na terceira etapa, nos municípios que têm Sine e subdelegacias Regionais do Trabalho. Mato Grosso está nessa fase. As outras três etapas incluem as cidades onde só têm Sine; onde só têm DRTE e por fim, os demais municípios. A lei do PNPE (10.748) foi sancionada em 22 de outubro de 2003. Mas desconsiderando a fase de preparação, o programa só começou a funcionar efetivamente no Estado em janeiro de 2004.

Para o presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso, Pedro Nadaf, a burocracia foi o grande entrave do Primeiro Emprego. "As formas de enquadramento das empresas, os pré-requisitos, saem mais caros do que a geração do emprego propriamente dita", frisa.

De mesma opinião é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Roberto Carvalho. Ele diz ainda que, além de acabar com a burocracia, falta o governo federal investir na qualificação dos jovens. "Tem vaga, mas falta qualificação", pontua.(VCS)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367196/visualizar/