Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 07:58

    Imprimir


Mais duas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) foram entregues aos moradores dos bairros Novo Horizonte e Novo Mato Grosso, concluindo o programa de governo da gestão Roberto França.

As equipes formadas por um médico, um enfermeiro, técnicos de enfermagem e cinco a seis agentes comunitários (dependendo do número da população), começam a atuar na região, cadastrando moradores e mapeando a Saúde no bairro. A estimativa de atendimento e de quatro mil pessoas, em média, por equipe.

As unidades, que antes abrigavam centros de saúde, passaram por reformas e ampliação e foram entregues à população com a nova proposta de atenção à saúde.

Com essas duas novas instalações, Cuiabá registra 29 equipes do Programa Saúde da Família na cidade e fortalece a inversão do modelo de saúde, saindo do tratamento da doença para a prevenção. "As 29 equipes de PSF atendem hoje uma média de 100 mil habitantes, o equivalente a população da quarta maior cidade do Estado", destaca o vice-prefeito e secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares.

As novas instalações homenagearam dois antigos profissionais da saúde que, com a mesma proposta do PSF, atendiam a população. Os farmacêuticos Benedito Scaff Gabriel, que dá nome ao PSF Novo Horizonte, bem como, Benedito Herane, homenageado no Novo Mato Grosso, ficam na memória dos moradores da cidade como farmacêutico que faziam a função de médicos, quando havia escassez de profissionais e a urgência de salvar vidas falava mais alto.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367256/visualizar/