Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 15:43

    Imprimir


Com muitos espetáculos e a alegria de alguns dos grupos de teatro e dança mais importantes de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura (Sec) lançou nesta terça-feira (23.11), o Curso Técnico de Artes Dramáticas - Ator. A festa, considerada como um marco na área cênica de Mato Grosso, contou com a presença de diretores regionais do Serviço Nacional do Comércio (Senac), da Federação Mato-grossense de Teatro, do Sesc MT, do deputado estadual Carlos Brito e membros das Secretarias de Emprego e Cidadania (Setec) e da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), todos parceiros da Sec nesta iniciativa.

A grande noite foi aberta com coreografias dos balés Art`Expressão e Frandsen. Eles iniciaram suas apresentações num palco montado ao ar livre no pátio do Sesc Arsenal com um jogo de luz colorida. Depois, os palhaços pernas-de-pau do Laboratório Leite de Pedras acompanharam o público para o interior do teatro para a continuidade dos espetáculos de dança.

O Teatro Fúria fez uma dramatização para o lançamento oficial do curso de Ator, inventando a criação do Dia das Personagens (que seria neste 23 de novembro). Com um tom de brincadeira e participação da platéia, eles ressaltaram a cultura na formação da personalidade de um povo. "Hoje um novo termômetro da Cultura nasce no Estado", disse Péricles, um dos membros do grupo.

Após a encenação do Fúria as autoridades presentes falaram da importância desta iniciativa. A diretora de Programas Sociais do Sesc/Senac MT, Flávia Chaves, destacou que o projeto é uma oportunidade para novos talentos.

O deputado estadual Carlos Brito lembrou do trabalho do Teatro Fúria com os jovens internos do Complexo Pomeri com o projeto De Dentro pra Fora. "Foi um trabalho brilhante de socialização", comentou. Para o deputado esta iniciativa mostra como a cultura deve ser tratada no Estado, como fonte de conhecimento e ferramenta de inclusão social.

O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, disse que a proposta do curso de ator é ajudar as pessoas que estão querendo seguir a carreira e frisou que a SEC está oferecendo gratuitamente 40 vagas, sendo 18 destinadas para o interior. "As pessoas que vêm de outros municípios terão todas suas despesas de estadia e alimentação custeadas pela Secretaria durante o período das aulas na Capital", complementou.

João também deixou registrado o apoio do Senac e Sesc, que cederão os locais para as aulas teóricas e práticas e está fornecendo o acompanhamento técnico-pedagógico, e as parcerias com a Setec e Sejusp . "Este projeto é apenas o começo, um momento único, nunca aconteceu isso no campo das artes cênicas de Mato Grosso", revelou.

O presidente da Federação Mato-grossense de Teatro, Jurandir Alves, elogia a iniciativa de todos estes parceiros. "É uma oportunidade principalmente para o interior, que tem carência de informações. Ainda mais com todas as despesas pagas", comemorou. Hoje existem 50 grupos filiados a Federação, destes 46 são do interior.

A festa de lançamento do Curso de Artes Dramáticas encerrou com o espetáculo O Auto da Estrela Guia, da Cia Mosaico, no jardim do Sesc Arsenal.

INSCRIÇÕES - A coordenação do curso está disponibilizando 40 vagas, destas, 18 estão destinadas a interessados dos municípios do Estado, e mais cinco para internos no Complexo Pomeri que receberão uma bolsa no valor de R$ 100,00 e ao final registro provisório de ator até que eles cumpram o nível de escolaridade necessária (ensino médio).

O curso é totalmente gratuito, com 900 horas/aulas, e será ministrado por profissionais renomados do Estado e dos principais palcos do país.

As inscrições podem ser feitas de dezembro de 2004 à janeiro de 2005 pelos sites www.mt.senac.br e www.cultura.mt.gov.br pelo fone/fax (613-9208 e 613-9224 A/C de Carlos Ferreira/Intercâmbio Cultural).

CINE TEATRO - Durante o lançamento, o Secretário de Cultura frisou a parceria entre o governo estadual, a iniciativa privada e o legislativo, como o apoio do deputado estadual Carlos Brito, para a recuperação do Cine Teatro Cuiabá. "Queremos em 2005 devolver o Cine Teatro totalmente recuperado para a sociedade cuiabana. O projeto está pronto e as alianças traçadas", contou João Carlos.




Fonte: Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367348/visualizar/