Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 14:28

    Imprimir


Os índios da etnia Cinta-Larga vão realizar um seminário nos dias 10 e 11 de dezembro, para a discussão da criação da Cooperativa Cinta-Larga. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (24.11), na Superintendência de Política Indígena.

A Cooperativa visa a criação do Programa de Gestão Étnico-ambiental de Território Cinta-Larga, para que os índios possam fazer a gestão dos recursos naturais do território. "Os índios querem trabalhar na legalidade e por isso buscam a concretização da Cooperativa, para poderem fazer o extrativismo, a piscicultura e a extração de madeiras de forma racional, econômica, sem prejudicar a natureza", disse o superintendente de Política Indígena, Idevar Sardinha.

Há 14 os índios Cinta-Larga tentam juntos à Funai, Ibama e Fema, fazer a extração de madeiras em seus territórios, com a implantação de um plano de manejo sustentável de múltiplo uso dos recursos disponíveis.

O cacique Roberto Carlos, da aldeia Cinta-Larga, em Juína, participou da reunião e pediu o apoio do Governo do Estado para a liberação de madeiras que foram apreendidas em 2002 e que até hoje estão no depósito do Posto Fiscal de Juína. "Queremos aproveitar essas madeiras em nossa aldeia, melhorando a condição de vida de nosso povo", comentou o cacique.

Também participaram da reunião os representantes da Funai, José Nazareno e Geraldo Pereira, e os índios cinta-larga Joaquim e Luis.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367360/visualizar/