Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 11:33

    Imprimir


Uma equipe internacional de pesquisadores, da qual participam cientistas do Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia (VTT), descobriu um gene cuja disfunção pode causar câncer de próstata.

Os cientistas suspeitam que as mutações no gene EPHB2 podem provocar a aparição de células cancerígenas e sua propagação por diferentes órgãos do corpo, fenômeno conhecido como metástase.

Segundo esse estudo, 8% dos pacientes com câncer de próstata examinados sofriam disfunções nesse gene, de acordo com o comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo VTT.

A descoberta foi possível graças à aplicação de um novo método que permite identificar os genes que impedem o crescimento de células cancerígenas, assim como suas possíveis mutações. A disfunção desse tipo de genes, cujo papel é assegurar o crescimento normal das células, seria uma das causas da aparição de tumores.

A nova técnica, desenvolvida pelos cientistas do VTT, permite explorar grande parte dos 25 mil genes do corpo humano em apenas uma experiência.

Os cientistas ainda desconhecem as causas exatas que provocam a aparição do câncer de próstata, o tipo de tumor mais comum entre os homens, mas estão convencidos de que os erros genéticos nas células da próstata durante o processo de envelhecimento são fundamentais para seu desenvolvimento.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367396/visualizar/