Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 07:51

    Imprimir


Depois de esperar as chuvas se firmarem os produtores em Nova Mutum (250 quilômetros de Sinop) finalmente puderam deslanchar o plantio da safra 2004/2005. O plantio que estava retraído devido à disparidade das chuvas agora atinge cerca de 70% do total da área a ser plantada, segundo cálculos da Secretaria de Agricultura. Há pouco mais de uma semana a área plantada não passava de 40%. “As chuvas agora se firmaram e está chovendo em toda a área do município o que deu garantia para o plantio alavancar”, assegurou o secretário Francisco de Moraes Filho.

Por enquanto, os produtores da região estão tranqüilos quanto ao ataque da ferrugem asiática que já chegou em algumas áreas nos municípios de Lucas do Rio Verde (áreas de testes), Primavera do Leste e Sorriso (áreas comerciais). O secretário disse que até o momento não há registro da doença na região. “Não temos nenhum caso até agora mas assim que aparecer os produtores estão preparados com fungicidas e vão atacar a doença para evitar problemas como ocorreram nas safras passadas”, assegurou.

Morais disse que, caso a doença não apareça tão logo, as primeiras aplicações de fungicidas deverão ser feitas em dezembro quando o cultivo da soja completa dois meses. “Mesmo que a doença não apareça os produtores vão fazer a aplicação”, garantiu.

Nesta safra o município deve cultivar cerca de 410 mil hectares com soja -carro chefe safra-. Um incremento de 60 mil hectares em relação ao plantio passado. Destes metade vem de áreas cultivadas com arroz. A expectativa é de uma produtividade de 50 a 52 sacas por hectare o que deve render uma produção de cerca de 205 mil sacas, ou seja, mais de 1,2 milhão de tonelada.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367631/visualizar/