Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 16 de Novembro de 2004 às 10:35

    Imprimir


Preocupado com o aparecimento da sigatoka negra no Nortão, o maior produtor de bananas de Mato Grosso, Getúlio Bianchi, está montando, em Sinop, um laboratório para produção de mudas resistentes à doença. A meta inicial é produzir cerca de 100 mil mudas.

Mas, por enquanto, a produção será apenas para consumo próprio, segundo um dos filhos do produtor, Edilson Bianchi. A família cultiva em uma área de 60 hectares cerca de 100 mil pés. “Nossa meta é ampliar a produção e já estamos construindo um laboratório para isso mas, por enquanto, será apenas para nossa produção”, assegurou, em entrevista ao Só Notícias/Agronotícias, acrescentando que o fornecimento para outros produtores será feito em breve e, ainda em 2005, deve começar a comercialização das mudas produzidas no laboratório. A capacidade de produção, conforme o produtor, será de até 200 mil mudas.

Edilson explicou que, através de pesquisas e com acompanhamento de agrônomos, as mudas serão produzidas resistentes à doença. “Nossos bananais não tem a doença mas não queremos ter prejuízos com a sigatoka que já está instalada na região e em pouco tempo estará aqui. Por isso decidimos investir no laboratório para produzirmos mudas resistentes à praga”, destacou. Segundo ele foram investidos entre R$ 90 a R$ 100 mil na construção do laboratório que deve ficar pronto ainda este mês.

A idéia em construir o laboratório surgiu depois que visitaram algumas áreas de produção em Cruz das Almas, na Bahia, onde laboratórios foram feitos para produção das mudas. “Ficamos lá 90 dias para ver como funcionava todo o processo para poder construirmos o nosso aqui em Sinop”, disse. Conforme o produtor, serão produzidas mudas das variedades: prata, maçã e manica que são mais resistentes a sigatoka negra.

Há 8 anos a família Bianchi começou a plantar banana em Sinop e hoje tem uma produção anual de 70 toneladas por hectare.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367772/visualizar/