Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 16 de Novembro de 2004 às 09:45
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


O evento, que será realizado de 17 a 19/11, reunirá em Cuiabá mais de 200 líderes indígenas.

Líderes indígenas se reunirão em Cuiabá na próxima semana no II Fórum Permanente dos Povos Indígenas da Amazônia Legal Brasileira, oportunidade em que discutirão a elaboração de um projeto etnopolítico para as etnias da região. O fórum, que conta com apoio do Governo do Estado por meio da Superintendência de Política Indígena, será realizado entre os dias 17 e 19, no Hotel Fazenda Mato Grosso e deverá reunir cerca de 200 representantes de diversos povos indígenas da Amazônia.

O fórum prioriza desta vez a definição do Projeto Etnopolítico do movimento indígena amazônico, focalizando a questão da Autonomia e Gestão Territorial dos povos indígenas da Amazônia, que implica discutir, entre outras a organização social tradicional e que envolve também as organizações representativas; a sustentabilidade e gestão das terras indígenas e recursos naturais; a identidade e cultura dos povos indígenas. O Fórum discutirá ainda propostas e encaminhamentos para a saúde e educação.

O fórum foi instituído pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) com a finalidade de criar um espaço de discussão política e organização da luta pelos direitos dos povos indígenas. O primeiro fórum permanente foi realizado no ano passado em Manaus (AM). A Coiab tem outras instâncias internas de discussão e articulação do movimento indígena, realizando encontros, assembléias e simpósios nas áreas de abrangência da entidade.

Mato Grosso tem representatividade na Coiab por líderes de etnias das regiões do Pantanal, Leste do Estado e Xingu e, em toda a Amazônia Legal brasileira, a entidade conta com representantes de 160 etnias.

"Esse é mais um espaço que temos para articular e lutar pela preservação dos povos indígenas, além de fazer uma avaliação do movimento", afirmou um dos coordenadores da Coiab, o xavante Agnelo Temrité Wadzatsé.

A abertura do evento será realizada à 8h30 do dia 17.11, com a participação de autoridades e representantes de movimentos sociais.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367785/visualizar/