Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 11 de Novembro de 2004 às 12:02

    Imprimir


No encontro em Brasília com o secretário de Estado de Ação Política, Louremberg Nunes Rocha, Hernán Couturier confirmou que vai participar da expedição.

O embaixador do Peru, Hernán Couturier, vai integrar a comitiva da Expedição Estradeiro 4, que acontecerá no período de 22 a 31 de janeiro de 2005. A informação é do secretário de Estado de Ação Política, Louremberg Nunes Rocha, que esteve reunido com o embaixador na manhã desta quinta-feira (11.11), em Brasília. "Ele se dispôs a nos acompanhar com seu próprio carro desde Cuiabá até a cidade de Ilo, no Chile", afirmou.

O secretário está em Brasília planejando a expedição que vai sair de Cuiabá e passará por três países: Bolívia, Peru e Chile. De acordo com Louremberg, o embaixador da Bolívia, Edgar Omiste Camacho, também se demonstrou muito interessado pelo Estradeiro. Eles se encontraram ontem para discutir detalhes da visita ao país que faz fronteira com Mato Grosso. Segundo o secretário, Camacho se prontificou em organizar a visita junto com as autoridades bolivianas.

Na manhã da próxima quarta-feira (17.11), o secretário se encontrará com o embaixador do Chile, Osvaldo Puccio Huidobro, para organizar a passagem da expedição por aquele país. À tarde ele será recebido pelos embaixadores brasileiros, Rubens Barbosa e Pedro Betas, no Itamarati. Funcionários do Departamento América Meridional 1 e 2, departamentos Cultural, Comercial e da Assessoria Especial de Assuntos Federativos do Itamarati também participarão da reunião que vai finalizar o planejamento da Expedição Estradeiro 4. "Os embaixadores já demonstraram que acreditam na importância deste estradeiro, pois estamos buscando uma integração internacional", observou o secretário.

A expedição possibilitará a identificação dos problemas de logística e barreiras administrativas que possam estar emperrando um maior desenvolvimento das relações comerciais de Mato Grosso com os países vizinhos. A comitiva será formada a 50 pessoas, integradas por autoridades mato-grossenses do Executivo, do Legislativo e empresários.

A comitiva sairá de Cuiabá, passando pelas cidades de Santa Cruz de La Sierra e La Paz na Bolívia, passará pelo Peru e Chile, retornando para a capital da Bolívia, Santa Cruz de La Sierra, com término na cidade de Corumbá (MS), onde acontecerá um seminário para tratar da logística multi-modal entre os países visitados e os dois Estados fronteiriços. O sistema multi-modal envolve diversas formas de transportes: hidrovias, rodovias e ferrovias.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367898/visualizar/