Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 10 de Novembro de 2004 às 13:54

    Imprimir


Governador Blairo Maggi recebeu a caravana nacional pela erradicação do trabalho infantil.

O governador Blairo Maggi assinou nesta quarta-feira (09.11) um termo de compromisso para implementar ações para a erradicação do trabalho infantil e proteger o adolescente trabalhador em Mato Grosso.

Maggi recebeu no salão nobre do Palácio Paiaguás a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, que está percorrendo 27 Estados com o objetivo de articular, mobilizar e sensibilizar os poderes locais da sociedade, dos adolescentes e das famílias em defesa das crianças que estão inseridas precocemente no mercado de trabalho.

O Governo do Estado está apoiando um movimento em defesa da erradicação do trabalho infantil. O governador informou que pretende ampliar, em parceria com a União, o número de municípios contemplados com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Em Mato Grosso, o Peti já foi implantado em 40 municípios, beneficiando 16.289 crianças.

"Vamos buscar junto à União mais recursos para outros municípios e vamos trabalhar com o Governo Federal para ampliar as metas", disse o governador, lembrando que já foi engraxate por alguns anos em São Miguel do Iguaçu (PR). "Eu tive a oportunidade de trabalhar não tanto para poder ajudar a família financeiramente, mas muito mais porque ajudou a mudar o meu caráter, minha personalidade e também para saber quanto custa cada centavo. Para mim foi muito útil. Eu acho que as crianças hoje em dia têm outras oportunidades. O programa como o Peti é um programa que dá sentido para valorizar as coisas, a cultura", assinalou Maggi.

Antes de assinar o termo de compromisso, o governador recebeu de presente uma caixa de engraxate de presente e um catavento - símbolo do combate ao trabalho infantil - que está sendo repassado de Estado a Estado por adolescentes. No documento entregue pelo adolescente morador de Rondônia, Magno da Silva, de 15 anos, o Governo do Estado se compromete a implantar políticas públicas contra o trabalho infantil.

A secretaria-executiva do Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, Isa de Oliveira, acredita que a mobilização social é uma das armas para se erradicar definitivamente o trabalho infantil. "O objetivo da caravana é pactuar com todos os Governos para que os programas sejam fortalecidos com a finalidade de prevenir e erradicar o trabalho", afirmou ela.

Dois adolescentes de Mato Grosso, Sumaya Cristina Rether, de 12 anos, e Jéferson Ferreira Magalhães, de 13, ambos beneficiados com programas sociais de erradicação do trabalho infantil, seguem na caravana que veio de Rondônia e têm como próximo destino Mato Grosso do Sul. A caravana começou a circular no dia 18 de junho no Rio Grande do Sul e já passou por 23 Estados. "O programa mudou muito a minha vida. Agora sou outra pessoa", comentou Jéferson. "É um programa muito bom porque nos dá oportunidade na vida", avaliou Sumaya, que leu sua redação sobre o trabalho durante a solenidade.

Mais de 100 adolescentes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Rondonópolis participaram do evento. Os grupos fizeram apresentações teatrais e entoaram cânticos abordando temas relacionados à infância e violência.

No Brasil, estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,5 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos são trabalhadores precoces, embora a Constituição Federal estabeleça que a idade mínima para trabalhar seja de 16 anos. Isso representa 12,7% da população nessa faixa de idade e quase a metade não recebe remuneração pelo seu trabalho. Entre os que são remunerados, cerca de 50% ganham até meio salário mínimo e boa parte dos demais recebe até um salário mínimo.

Também participaram da solenidade a vice-governadora Iracy França e o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367998/visualizar/