Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 10 de Novembro de 2004 às 13:45

    Imprimir


A empresa tem a metade dos negócios em Estados localizados acima de São Paulo, como Mato Grosso e Bahia.

Mato Grosso representa uma fatia importante para os negócios da multinacional Bayer CropScience (agronegócios) no Brasil. Daí a visita que dirigentes da empresa fizeram ao governador Blairo Maggi na manhã desta quarta-feira (10.11), no Palácio Paiaguás. Na comitiva, além do presidente da Bayer no Brasil, Marc Reichardt, estava o membro da direção mundial e responsável pela área de defensivos agrícolas em todo o mundo, Wolfgang Welter, que veio especialmente da Alemanha para conhecer Mato Grosso, principal Estado produtor de soja do país. "Viemos ouvir o governador sobre os planos para o futuro do Estado. Ele tem muita experiência no setor do agronegócio", disse Marc Reichardt.

A Bayer, que domina cerca de 20% do mercado brasileiro no setor de defensivos agrícolas, tem a metade dos negócios em Estados localizados acima de São Paulo e que incluem Mato Grosso e a Bahia, onde novas fronteiras agrícolas estão sendo abertas. "O Brasil tem um papel importante e um grande potencial na agricultura em nível mundial e achamos que assumirá um papel ainda mais importante", disse o presidente da Bayer no Brasil. Marc ressaltou, ainda, que a companhia está estudando todas as possibilidades para acompanhar o desenvolvimento do Brasil. "A realidade de Mato Grosso também está sendo estudada", acrescentou, respondendo à pergunta se investimentos no Estado estariam nos planos.

O governador Blairo Maggi explicou que está na Assembléia Legislativa o projeto de Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico (ZSEE) que terá a missão de nortear o desenvolvimento do Estado, compatibilizando o crescimento econômico com a preservação do meio-ambiente. Maggi afirmou que as leis ambientais aplicadas em Mato Grosso são federais e compete ao Estado vigiar que sejam cumpridas. O governador relatou ainda os planos para ampliar a produção agrícola.

"Até 2012 a meta é dobrar a produção atual, atingindo uma marca de 40 a 45 milhões de toneladas de grãos e fibras", disse Maggi. A projeção é que a área agricultável fique entre 15% e 18% da área do Estado possível para a produção. A direção da Bayer também ficou interessada em saber a opinião do governador sobre a logística no Estado. Maggi destacou que os projetos que incluem a ampliação da ferrovia na região norte e Araguaia para permitir a ligação até o Porto de Santos (SP). A conclusão da BR-163 tornará também mais fácil o escoamento da produção agrícola.

A comitiva da Bayer também é formada por Paulo Ricardo Calçavara, gerente comercial em Mato Grosso - Cuiabá Sul; Ernesto Trejo, diretor de Negócios Norte; e Adilson Retucci, gerente regional de Negócios. Ainda nesta quarta-feira os dirigentes da Bayer visitam no Estado algumas fazendas produtoras de soja e algodão. "É para ter uma idéia em primeira mão do que está acontecendo aqui", disse Marc Reichardt. No Brasil, a Bayer atua ainda nas áreas de saúde (medicamentos) e química (polímeros).




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367999/visualizar/