Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 10 de Novembro de 2004 às 13:29

    Imprimir


Um brilho misterioso na superfície da lua Titã, do planeta Saturno, tem intrigado os cientistas da Nasa, que pensam se tratar de um fenômeno "criovulcânico", ou seja, a erupção de um vulcão de gelo.

As misteriosas imagens foram feitas no último dia 26 de outubro, quando a sonda se aproximou de Titã, a única lua com atmosfera no Sistema Solar. Na ocasião, a nave chegou a uma distância de cerca de 2.100 quilômetros da superfície de Titã.

"Pode ter sido algo que fluiu ou algo talhado pela erosão. É muito cedo para assegurar que se trata de uma ou de outra coisa", disse Ralph Lorenz, membro da equipe de cientistas que supervisiona as atividades da sonda "Cassini" na órbita de Saturno. "É possível que seja um fluxo 'criovulcânico', algo parecido a uma erupção vulcânica na Terra, mas não de rocha derretida e sim de gelo derretido", acrescentou.

Segundo Jonathan Lunine, outro dos cientistas encarregados da missão, a "Cassini" proporcionou "as primeiras provas de um possível 'criovulcanismo' na superfície de Titã. Nossa tarefa agora é averigüar o que é o que está fluindo, como ocorre esse fenômeno e, daí, as implicações para a evolução de Titã".

A missão Cassini, que no próximo Natal se desprenderá da sonda "uygens, que descerá sobre Titã, é uma iniciativa conjunta da Nasa (agência espacial americana) e da Agência Espacial Européia.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368002/visualizar/