Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 16:41

    Imprimir


Foi realizado no município de Nobres, na comunidade Aguadinha no assentamento Coqueiral Quebó, o dia especial na Unidade Didática de Subsistência (UDS), da Empaer. A unidade foi implantada na propriedade do produtor rural, Noel de Jesus Arruda para servir de difusor de tecnologia para as demais comunidades. O supervisor regional da Empaer de Cuiabá, Almir de Souza Ferro, disse que o dia especial teve como objetivo possibilitar às famílias rurais e lideranças conhecerem o Projeto Vida Nova na sua primeira fase, que busca promover a segurança alimentar de uma família com cinco pessoas.

Esse é um projeto de implementação da política de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empaer e Fundação de Amparo à Pesquisa, Assistência técnica e Extensão Rural (Fundaper) - que busca fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios da Baixada Cuiabana.

O evento contou com a participação da diretora administrativa e financeira da Empaer, Rosalina Pinheiro da Silva e mais de 260 pessoas, entre produtores rurais, mulheres e jovens que foram conferir de perto as quatro estações demonstrativas apresentadas pelos técnicos da Empaer. A primeira estação abordou o Projeto Vida Nova, o objetivo da UDS e a atividade desenvolvida pela Empaer. O responsável pelas informações nessa estação foi o supervisor Almir.

Os participantes percorreram as estações conhecendo um pouco do funcionamento. Na segunda estação, o técnico agrícola Esmeraldo de Almeida falou sobre a criação de pequenos animais para subsistência e mostrou alguns exemplares como, galinha, boi, carneiro e suíno para criação. Na terceira estação, o engenheiro agrônomo, Márcio Gaio mostrou alguns canteiros e ensinou como construir uma horta e pomar doméstico e falou sobre a importância do consumo de hortaliças e frutas.

A quarta e a última estação foi apresentada pela extensionista social, Lindelzi Souza Lima que falou sobre saneamento básico e higiene, ensinando como construir um filtro de areia para filtrar água, como reciclar o lixo doméstico, uso da privada higiênica e a limpeza da casa e do entorno da propriedade. Lindelzi mostrou na prática que é necessário ter higiene para garantir a saúde da família.

No município de Nossa Senhora do Livramento na comunidade Aterrado, na propriedade do produtor rural Carmindo Francisco de Almeida, foi implantada também uma Unidade Didática de Subsistência (UDS) do Projeto Vida Nova. Para demonstrar a unidade aos produtores da região, técnicos da Empaer proferiram palestras sobre hortas domésticas, saneamento básico e higiene pessoal e um mutirão para apresentar na prática para os agricultores, mulheres rurais, jovens e lideranças como construir hortas e pomares domésticos.

Durante as palestras, a extensionista social Joaquina de Moura abordou os valores nutricionais das hortaliças. Os técnicos do escritório local, Mariano de Campos e Luciênio Miranda e o engenheiro agrônomo, Márcio Gaio fizeram a demonstração prática da construção dos canteiros e sementeiras da horta.

Mais de 50 pessoas participaram do evento e os interessados em montar a sua própria horta vão receber um kit de sementes para iniciar a atividade e produzir muitas hortaliças, inicialmente para consumo da família.




Fonte: Empaer

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368098/visualizar/