Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 13:24
Por: CECÍLIA GONÇALVES

    Imprimir


Ivoneide Moreira destaca a importância do incentivo dos professores desde os primeiros anos do aluno para o interesse pela leitura.

“Quando o amor acontece” é a primeira coletânea de poesias da paranaense radicada há 14 anos em Colíder (MT), Ivoneide Moreira, 47 anos. “Meu amor pela leitura surgiu desde o ginasial. Acho muito importante os professores incentivarem os educandos desde criança até adulto porque é nesta fase que surge a vocação, nossa vontade, nosso desejo de ler”, disse Ivoneide. Ela apresentou a sua obra durante visita na Assembléia Legislativa.

Assim, ela entende que quem gosta de ler, com certeza vai gostar de escrever e vai saber escrever. Ele reconheceu que sua trajetória na literatura surgiu pelo incentivo de uma professora de Língua Portuguesa considerada excelente e “valorizava o meu trabalho”, destacou. Foi então que “eu despertei para o campo da literatura”, lembra.

Observa que já na fase adulta começou a guardar o que escrevia e depois de 20 anos resolveu reestruturar tudo que tinha guardado, refazer, corrigir e lançar uma coletânea de 65 poesias com incentivo e apoio dos deputados José Riva (PTB) e Silval Barbosa (PMDB). “Eu gosto de literatura!”, declara Ivoneide.

A poetiza é professora de História em Mato Grosso. “Eu tenho muito interesse por poesia. Sempre li muito, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, que é mais antigo, mas sempre gostei de ler”, observou.

Ela é professora de História, desde os 21 anos, na época do antigo magistério. Reside em Colíder desde 1990 está quase encerrando a profissão. Disse que adotou Mato Grosso como sua terra por gostar muito do povo. É formada em Estudos Sociais – licenciatura curta – e Bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368127/visualizar/