Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 11:19

    Imprimir


O município de Chapada dos Guimarães vai sediar o V Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (V SBEE), no período de 15 a 19 de dezembro de 2004.

Organizado pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o encontro vai reunir pessoas que trabalham nessa área e possibilitará a troca de experiências entre pesquisadores, grupos de pesquisa, organizações não-governamentais e populações tradicionais indígenas e não-indígenas. Serão realizadas mesas-redondas, palestras e sessões de apresentação de trabalhos.

A proposta é aprofundar o debate sobre as questões atuais em Etnobiologia e Etnoecologia; evidenciar um conjunto de aspirações das populações tradicionais e indígenas, identificando quais as interfaces possíveis entre o desenvolvimento de linhas de pesquisa e as demandas sociais desses grupos; ampliar a participação na Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia; divulgar e discutir a aplicabilidade dos resultados das pesquisas e experiências das populações tradicionais.

Além de apresentar considerável diversidade biológica, o Brasil possui diversidade de populações tradicionais como agricultores, ribeirinhos, pantaneiros, quilombolas, seringueiros e pescadores artesanais e sociedades indígenas. Esses grupos são portadores de um modo de vida próprio cuja relação com a natureza possibilita o manejo e a conservação de recursos naturais de forma sustentável.

A Etnobiologia e Etnoecologia têm impulsionado o surgimento de diversos grupos de pesquisa no Brasil, resultando na fundação da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia em Feira de Santana (BA), durante a realização do 1ª Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia em 1998. Trabalhando numa área de interseção entre diversas ciências, as etnociências (etnobiologia, etnoecologia, etnobotânica, etnoagronomia, etnofarmacologia, etc) poderão contribuir para uma maior compreensão da relação sociedade-natureza e apoiar as populações tradicionais e sociedades indígenas na gestão de seus territórios, na conservação da biodiversidade e também proporcionar a sociedade nacional os caminhos para o desenvolvimento sustentável.

Os encontros de trabalho estão sendo realizados na sala de reuniões da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMEV), localizada ao lado do auditório da faculdade.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 615 86 01(Gabriel), 615 86 18 (Maria/Denise), 615 86 08 (Fátima) e 615 84 92 (Sandro);
e-mails: vsbee@cpd.ufmt.br; vsbee_mt@yahoo.com.br e coelhomf@terra.com.br
site: www.sbee.org.br/vsimp





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368134/visualizar/