Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 05 de Novembro de 2004 às 11:44

    Imprimir


Forças norte-americanas avisaram hoje a moradores de Faluja, através de alto-falantes e panfletos, que prenderão qualquer homem com menos de 45 anos que entre ou saia da cidade controlada por rebeldes. As tropas dos EUA pediram aos residentes, em árabe, ajuda para capturar "terroristas" e aconselharam mulheres e crianças a deixarem a região, disseram autoridades.

Uma grande ofensiva deve ser lançada pelas tropas norte-americanas na cidade e em Ramadi para combater militantes estrangeiros e seguidores de Saddam Hussein escondidos na área.

Um importante comandante norte-americano disse hoje que os marines estão em preparações finais para uma ofensiva contra a cidade de Falluja, reduto de rebeldes a 50 km de Bagdá, e esperando ordens para atacar.

"Estamos quase prontos. Será em breve. Estamos só esperando ordens do primeiro-ministro (Iyad) Allawi", afirmou o coronel Michael Shupp. A ação liderada pelos EUA terá como objetivo combater militantes islâmicos que seguem Abu Musab al-Zarqawi, aliado da rede Al-Qaeda, e rebeldes leais a Saddam Hussein.

Allawi espera que a pacificação de Faluja rompa a estrutura da insurgência no país e estabilize outros pontos controlados por rebeldes antes das eleições marcadas para janeiro. Os fuzileiros navais dos EUA suspenderam uma ofensiva em Faluja em abril depois de críticas internacionais pela morte de civis. Médicos locais haviam dito que mais de 600 pessoas morreram.

Ao contrário da ação de abril, marines disseram que, desta vez, soldados iraquianos vão participar de batalhas.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368256/visualizar/