Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 03 de Novembro de 2004 às 13:49

    Imprimir


O candidato democrata à Casa Branca, John Kerry, ligou para George W. Bush para admitir a derrota na corrida pela Casa Branca. Bush conseguiu 51% dos votos dos americanos e praticamente garantiu 286 votos no colégio eleitoral, a instituição americana que realmente indica o presidente do País.

De acordo com a rede de TV CNN, Kerry deve fazer um discurso nas próximas horas admitindo oficialmente a derrota. Bush deve falar logo depois, já como presidente reeleito.

A demora de Kerry em ligar para parabenizar Bush pela vitória, uma tradição nos Estados Unidos, se deveu ao impasse em Ohio. Os dois candidatos esperavam a definição da eleição no Estado, cujos 20 votos no Colégio Eleitoral podiam definir a corrida eleitoral, para comemorar ou felicitar seu adversário.

Sem o resultado de Ohio, Iowa (sete votos no Colégio Eleitoral) e Novo México (cinco), Estados cuja apuração ainda não está encerrada, George W. Bush, e democrata, John Kerry, garantiram, respectivamente, 254 e 252 votos. Como um presidente precisa de 270 para ser eleito, nenhum chegaria à Casa Branca sem vencer em Ohio.

Bush lidera a apuração dos votos regulares, mas o Estado ainda não computou mais de 200 mil votos provisórios, cédulas válidas depositadas em sessões erradas. Até o início da tarde, os democratas diziam que estes votos poderiam inverter as posições entre os candidatos.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368333/visualizar/