Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 02 de Novembro de 2004 às 20:52

    Imprimir


Eleito no primeiro turno com 64,46% dos votos, o novo prefeito de Palmas (TO), Raul de Jesus Lustosa Filho (PT), acredita que a base dos programas sociais do governo federal está nos municípios. Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o resultado do primeiro turno das eleições, Raul Filho disse ter ouvido de Lula que os municípios receberão mais assistência e recursos da União.

Raul Filho espera ainda ter um bom relacionamento com o governador do estado, Marcelo Miranda (PSDB). Os dois foram colegas por oito anos na Assembléia Legislativa estadual e, segundo o prefeito, o governador "tem visão do futuro". Segundo Raul, sua "âncora administrativa" será a implantação de escolas de nível fundamental em horário integral na cidade. Leia abaixo a entrevista concedida pelo prefeito à Rádio Nacional AM:

Rádio Nacional - Já dissemos aqui que o sr. já tem experiência de comandar uma prefeitura e, que em 1982, com apenas 22 anos, o sr. se elegeu prefeito da cidade de Araguaçú, tornando-se na época o prefeito mais jovem do país. Portanto, quem é Raul de Jesus Lustosa Filho, prefeito eleito de Palmas, capital do estado de Tocantins? E por que o sr. lançou o seu nome para concorrer à prefeitura?

Raul Filho - Raul Filho é um jovem que começou a vida pública muito novo. Com a falta do meu pai, que era prefeito, a comunidade de Araguaçú me convocou a ser candidato à prefeitura. Eu fui eleito, realizei um mandato que acredito que foi a contento porque essa mesma comunidade me deu três mandatos de deputado estadual consecutivos. Na ocasião eu fui o primeiro deputado a morar em Palmas, e lá realizamos um trabalho em que a comunidade também passou a observar e eu acabei sendo naturalmente um candidato da oposição na cidade. Disputei a prefeitura em 96, obtivemos a maioria dos votos, mas a oposição não conseguiu se unir, portanto, nós acabamos perdendo para o candidato que obteve 34% da votação. Em 2000 voltei novamente candidato, disputamos a prefeitura e perdi por pouco mais de um ponto e meio percentual. E agora em 2004, nós mais uma vez enfrentamos por entendimento dos partidos que compõem a oposição no estado e na capital e chegamos, graças a Deus, a esse sucesso de quase 65% da votação.

Rádio Nacional - O sr. foi eleito prefeito pelo Partido dos Tabalhadores em pleito bastante disputado no estado. Governado pelo PSDB, qual é a sua expectativa para o relacionamento com o governador Marcelo Miranda?

Raul Filho - Eu fui colega do governador Marcelo Miranda por oito anos na Assembléia Legislativa e hoje o Tocantins vive um regime político bem diferente do seu antecessor. O Marcelo é político democrático, uma pessoa que está sempre aberta ao diálogo, um cara de visão próspera para o futuro, um jovem que tem a minha idade. E acreditamos que o nosso relacionamento institucional será o melhor possível. Espero muito contar com a participação do estado como creio que o Marcelo também conta com a participação, a partir de 1º de janeiro, para a prefeitura de Palmas.

Rádio Nacional - O governo federal tem investido muito na área federal e, para que a política social do governo alcance objetivos, o Executivo nacional depende muito da parceria com o Executivo municipal. Que leitura o sr. faz desse momento?

RaulFilho - Eu estive visitando o presidente Lula logo após as eleições, como a mídia nacional divulgou. Falei para o presidente sobre a necessidade de o governo dele trabalhar mais o municipalismo. Ele se dispôs a falar que sim, que os municípios, agora que o governo está mais controlado, a economia mais controlada, os municípios terão mais assistência e recursos da parte da União. E esses programas sociais que o Lula vem desenvolvendo, a base deles está nos municípios. Élá que precisa da grande parceria com os prefeitos e acreditamos que 2005 será um ano de bastante investimentos do governo federal, sobretudo do ponto de vista social e essa parceria só se dá com sucesso com as administrações municipais.

Rádio Nacional - Prefeito, o sr. prometeu, durante a sua campanha, implantar escolas de ensino fundamental com horário integral, com alunos tendo acesso a todo tido de atividade cultural, inclusive atendimento médico e odontológico. O sr. colocou isso como uma de suas prioridades de governo. De onde virão os recursos? O sr. pretende realizar parcerias com a iniciativa privada para realização das propostas da educação?

Raul Filho - Esses recursos com certeza nós vamos trabalhar uma parceria com o Ministério da Educação. Agora, o nosso compromisso foi baseado no orçamento do município. Eu posso te garantir que foram promessas estudadas, baseadas no nosso orçamento e que os recursos que Palmas tem são suficientes para implantar esse sistema e posso lhe dizer que isso será a âncora da nossa administração. É escola de tempo integral dando um sistema de humanização com mais respeito e qualidade ao ensino fundamental. E quero que Palmas seja uma referência nacional. Isso será da nossa parte, a referência, a vitrine do nosso governo.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368454/visualizar/