Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 02 de Novembro de 2004 às 16:08

    Imprimir


Um fenômeno semelhante ao que ocorreu na ocasião do surgimento da Estrela de Belém acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro numa rara aproximação dos planetas Júpiter e Vênus, que poderá ser vista a olho nu no céu de Cuiabá.

Será uma rara conjunção dos planetas e o fenômeno poderá ser visto em todo o mundo, bastando apenas olhar para o Leste (posição do nascer do Sol) três horas antes da alvorada. Em Cuiabá, segundo o astrônomo Eduardo Baldaci, as pessoas podem apreciar o evento por volta das 4h45.

“É um fenômeno que poderá ser visto por qualquer um em todo o país. Júpiter e Vênus são os dois planetas mais brilhantes no céu e com este acontecimento haverá um efeito de ilusão de ótica. Vênus estará mais perto da Terra e Júpiter, que fica muito longe, dará a impressão de que estará colado um no outro”, explicou.

Além do fenômeno, para completar o espetáculo, um quadro se formará, em que de um lado estará bem visível a lua mingüante e do outro a estrela que se formará a partir da conjunção dos dois planetas.

O fenômeno, segundo Baldaci, não está sendo divulgado no Brasil como deveria. “Isto ocorre porque estas informações só circulam em revistas especializadas em astronomia”, informou.

Mas, apesar disso, explicou que outra vez em que o fenômeno deverá se repetir será no ano de 2.012.

Por dois dias, de acordo com Baldaci, o cuiabano poderá apreciar a lua bem próxima da estrela, sendo que ela se afastará um pouco nos dias seguintes.

Meteoritos

Este será o antepenúltimo fenômeno astronômico de grande repercussão de 2004. O penúltimo e último, de acordo com Baldaci, serão duas chuvas de meteoros, ainda durante o mês de novembro. Será uma média de 15 a 50 meteoros por hora, de acordo com o astrônomo.

Taurídeas, próximo do aglomerado das Plêiades, Constelação de Touro, resultado do que sobrou do cometa Encke, ocasionará uma das chuvas, durante todo o mês de novembro. A outra, Leonídeas, no máximo até o dia 17 de novembro, ocorrerá pelo resto do cometa Temple-tuttle.

Projeto

Baldaci, que é coordenador do projeto Observatório na Praça, Cuiabá Olha para o Céu e Encontro com as Estrelas, também é fundador da Sociedade para o Progresso da Astronomia, Cidadania e Educação (Space), com experiência de 20 anos no campo da astronomia observacional e pública. Trabalha com a popularização da astronomia nos colégios, tendo atingido três Estados da União, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368475/visualizar/