Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 06 de Novembro de 2012 às 08:17
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


   A Polícia Federal deflagrou nesta terça (6) a Operação Eldorado.  Agentes federais desarticulam um organização criminosa que promove extração ilegal de ouro e comercializa no Sistema Financeiro Nacional. São cumpridos 28 mandados prisão temporária, 8 de condução coercitiva e 64 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso e que são cumpridos em 7 Estados: Mato Grosso, Rondônia, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Amazonas.

  Entre os presos há agentes públicos e empresários. Nesse momento são levados para a sede da Policia Federal. As investigações tiveram início em fevereiro deste ano e foram feitas pela Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos, tento sido constatado que, além dos crimes ambientais praticados (exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição), a organização criminosa cometeu também delito contra a ordem econômica (usurpação de bens da União), contra o Sistema Financeiro Nacional e lavagem de dinheiro.

  O ouro extraído das áreas indígenas e dos garimpos ilegais, era adquirido por empresas distribuidoras de títulos de valores mobiliários e, após dissimular a origem, era vendido como ativo financeiro para investidores em São Paulo. Em 10 meses de investigação, foi possível constatar que uma das empresas, das três envolvidas no esquema, movimentou mais de R$ 150 milhões.

   Estrutura

   Cerca de 300 agentes federais cumprem os mandatos, além de 80 policiais que atuam diretamente nos locais onde eram extraídos os metais preciosos e fiscais do IBAMA, que participam da investigação desde o início. A PF convocou coletiva para às 11h.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/36865/visualizar/