Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 31 de Outubro de 2004 às 09:55
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


A exemplo do primeiro turno das eleições em Cuiabá, o “Plantão da Cidadania” vai atuar, durante todo o horário de votação, no combate à compra de votos em Cuiabá. Os telefones 613 0927 e 613 0900 foram disponibilizados para receber denúncias. O trabalho é uma operação conjunta entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Ministério Público Eleitoral (MPE) e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

A partir das 7:30h de hoje os vigilantes do voto, cerca de 260 pessoas, que deverão estar devidamente cadastrados no MCCE e identificados, iniciarão o trabalho de fiscalização nos 154 locais de votação na tentativa de coibir a prática de boca-de-urna. O trabalho só se encerrará quando o último eleitor votar.

De acordo com o presidente do MCCE, Antônio Cavalcante, o Ceará, o trabalho será nos mesmos moldes do realizado no dia 03 de outubro, cujo objetivo é denunciar os infratores e acompanhar o encaminhamento a fim de dar continuidade aos processos de crimes eleitorais. “Os vigilantes do voto estarão novamente nas ruas”, garantiu Ceará.

Na sede da OAB, quatro advogados ficarão de plantão para receber as denúncias e preparar as ações a serem encaminhadas ao Ministério Público. No primeiro turno, o processo foi considerado tranqüilo pelo presidente da OAB de Mato Grosso, Francisco Faiad. Na ocasião, cerca de 25 pessoas foram detidas em Cuiabá e encaminhadas ao ginásio de esportes Verdinho, que serviu de “Cadeião”.

Depois do primeiro turno, conforme Ceará, foram encaminhados ofícios ao Tribunal Regional Eleitoral, à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal solicitando informações de todos os problemas ocorridos no dia 03. Na próxima semana os integrantes do “Plantão da Cidadania”, depois de avaliar a situação geral do Estado, pretendem levantar a situação real de Cuiabá no que diz respeito a compra de votos.

O “Plantão da Cidadania” vem atuando desde as eleições estaduais de 2002, porém, naquele pleito, não contou com o acompanhamento das denúncias.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368869/visualizar/