Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 31 de Outubro de 2004 às 02:19
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Pesquisa Gazeta Dados realizada ontem, na véspera da eleição de segundo turno em Cuiabá, aponta virada do candidato Wilson Santos (PSDB), que aparece com seis pontos percentuais à frente do petista Alexandre Cesar, considerando-se o percentual de votos válidos.

De acordo com a amostragem, Wilson tem 53% e, Alexandre, 47% - ver quadro. A Justiça Eleitoral divulga os resultados oficiais da eleição com base nos votos válidos, excluindo brancos, nulos e abstenções. Para o cálculo destes votos, o Gazeta Dados exclui da amostra, além dos votos brancos e nulos, os eleitores que se declaram indecisos. A margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos. Desta forma, Wilson pode ter entre 49% a 57% dos votos válidos. Alexandre estaria oscilando entre 43% e 51%.

Na pesquisa feita nos dias 09 e 10 de outubro - a primeira deste segundo turno -, o candidato do PT largava na frente, com 53% dos votos válidos, seis pontos à frente de Wilson, que estava com 47%. Alexandre ascendeu um ponto, chegando a 54% no segundo levantamento (dias 15 e 16), enquanto o tucano havia perdido um ponto, ficando com 46%. Na terceira rodada, ocorreu o inverso. O petista caiu para 51%, perdendo três pontos, enquanto o candidato do PSDB ganhou três e alcançou 49%. Agora, Wilson registra virada, com crescimento de quatro pontos na última semana e está com 53% dos votos válidos. Já Alexandre perdeu quatro pontos nos últimos sete dias e figura com 47%.

É importante destacar que, neste segundo turno, Alexandre liderou todas as pesquisas de intenções de voto, realizadas pelo Gazeta Dados.

Apesar da tendência de vitória do prefeitável tucano detectada na véspera do pleito, o quadro não está totalmente decidido. Acontece que o número de eleitores indecisos ainda é de 5%, conforme a aferição estimulada - situação em que o entrevistado faz escolha com ajuda de uma cartela com o nome dos dois concorrentes. Além disso, o Gazeta Dados descobriu que 5% dos eleitores cuiabanos admitem mudar de idéia até o momento de confirmar seu voto na urna eletrônica. A pesquisa não mede o percentual de abstenções. No primeiro turno, o índice chegou a 16,82%. Desta vez, existe uma situação atípica: o feriado prolongado. Por conta disso, o número de eleitores que deixará de votar tende a ser maior.

Esses cenários empurram o pleito para indefinição e a expectativa de uma disputa apertada.

Cuiabá vive hoje um marco histórico com eleição de dois turnos para prefeito. Analistas consideram que, no caso de segundo turno, grande parte do eleitorado tende a decidir o voto na última semana, após muita reflexão.

Indefinição - O clima de acirramento da disputa se percebe nas ruas. Ontem à tarde, por exemplo, Wilson e Alexandre lideraram carreatas que congestionaram o trânsito em vários pontos da Capital. A militância dos dois candidatos demonstravam empolgação e isso pode impressionar o eleitor. Em meio a esse clima, pode haver ações de última hora, impossíveis de serem detectadas na pesquisa sobre o desempenho dos candidatos.

Assim como o Gazeta Dados, o Instituto Vox Populi também detectou ascensão de Wilson e queda de Alexandre nesta reta final da campanha. A Vox, realizada no dia 26, apontou empate técnico, com redução da diferença de 20 para 4% do petista para o tucano.

A pesquisa Gazeta Dados foi registrada sob número 167/2004 na 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá e a publicação autorizada pelo juiz Márcio Vidal.

Utilizando a técnica Survey, o Gazeta Dados entrevistou mil pessoas. Esse universo é capaz de gerar resultados representativos para o conjunto do eleitorado cuiabano. A margem de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368910/visualizar/