Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Outubro de 2004 às 08:28

    Imprimir


Vacinar o rebanho e não comunicar o fato ao INDEA/MT também é outro problema registrado pelo Órgão. De acordo com o superintendente do INDEA/MT, Ernani Machado, as multas aplicadas àqueles que não comunicarem a vacinação de seu rebanho, até o dia 10 de dezembro, variam. Os criadores podem sofrer penas administrativas e multas de R$ 54,12 por cabeça, caso sejam autuados em flagrantes. Em várzea Grande, foram aplicadas 59 penalidades administrativas e 23 multas pelo Instituto este ano.

“Os próprios moradores que sabem vacinar, mesmo que não tenham participado dos cursos de formação, podem aplicar as doses nos animais. O importante é vacinar e comunicar imediatamente”, insiste Machado.

Segundo ele, os proprietários devem comparecer ao INDEA/MT com a nota fiscal da compra da vacina e a relação de todos os animais vacinados, devendo constar o sexo e idade de cada cabeça.

BRUCELOSE - A Brucelose é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus e atinge somente as bezerras de búfalas e vacas com idades entre três e oito meses. Todos os criadores devem vacinar as fêmeas, caso contrário, pode ocorrer a morte de bezerros recém-nascidos, retenção de placenta, redução na produção leiteira e queda dos índices reprodutivos. Além disso, quando atinge os seres humanos é uma doença grave e de difícil tratamento. É proibido vacinar fêmeas com mais de oito meses e machos de qualquer idade.

A vacina deve ser aplicada por um médico veterinário cadastrado pelo INDEA/MT, de quem, após a vacinação das bezerras, deve ser exigido o atestado de vacinação. O criador deve comparecer ao INDEA e informar aplicação das doses. Deve levar duas vias do atestado assinado pelo médico veterinário. Uma via é devolvida, devidamente carimbada, ao criador.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368962/visualizar/