Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 30 de Outubro de 2004 às 08:03

    Imprimir


Dezoito empresários do setor madeireiro e do setor de água e drenagem de Mato Grosso estiveram em San Ignácio, na Bolívia, de 24 a 27 de outubro, com o objetivo de ampliar as relações comerciais com o país vizinho. A viagem foi organizada pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e pelo Consulado da Bolívia em Cuiabá. Os industriais se reuniram com empresários e representantes comerciais da Província de Velasco para discutir formas de comercialização e trocas de informações entre países.

Na reunião de abertura do encontro de negócios, realizada dia 25, o cônsul da Bolívia em Cuiabá, Edmundo Roca Beck, lembrou dos eventos periódicos para ampliação dos contatos comerciais, promovidos pelo governo de Mato Grosso, Federação das Indústrias e Assembléia Legislativa, como o realizado em San Matias, em maio deste ano. "Sabemos que o governo do Estado e os empresários mato-grossenses estão empenhados na integração com os países andinos".

As comercializações com a Bolívia podem ser intensificadas, não apenas com o setor madeireiro, mas também, no setor agropecuário. O presidente da Associação dos Fazendeiros da Província de Velasco, Eduardo Aldo Gimenez, apresentou alguns dados referentes à pecuária da região.

A província de Velasco possui 200 mil cabeças de gado cadastradas, sendo a primeira zona livre de Febre Aftosa, com vacinação, da Bolívia.

"Estamos ansiosos para oficializar as importações e exportações entre os dois países. Temos muita terra e necessitamos de investimentos para torná-la produtiva".

O Estradeiro, que será realizado em janeiro e contará com a presença de representantes da classe política e econômica do Estado, inclusive do governador Blairo Maggi, está sendo esperado com otimismo por empresários e autoridades bolivianas.

"Será uma grande oportunidade de Mato Grosso conhecer este mercado promissor", afirma o cônsul da Bolívia.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368971/visualizar/