Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 29 de Outubro de 2004 às 19:59

    Imprimir


A partir de hoje (29/10 – sexta-feira), as fotos dos dois candidatos que estão disputando o segundo turno em Cuiabá, estarão sendo veiculadas pelas emissora de televisão a fim de desestimular a compra de votos. Outra medida será a afixação de cartazes também com as fotos dos candidatos em cada uma das 849 seções eleitorais existentes na Capital. Ambos, as propagandas e os cartazes, apresentarão o nome, o número, a coligação e as fotografias dos dois candidatos a prefeito, a exemplo de como aparecem na urna eletrônica.

Essa medida visa ao combate direto do comércio dos votos onde o eleitor que vende seu voto é obrigado a detalhar a foto do candidato para o “comprador”.

“Estamos pedindo a colaboração da Imprensa, em especial das emissoras de televisão e dos jornais, para que apóiem e participem da tarefa de combater a compra de votos. A melhor maneira de frustrar esse tipo de crime é mostrar as fotografias com antecedência, pois ninguém vai pagar por uma informação que é de amplo conhecimento”, disse o desembargador.

As fotos apresentadas nas urnas eletrônicas são em preto e branco para evitar onerar os custos da Justiça Eleitoral. A resolução 21.608 indica que as fotos devem ser apresentadas de forma “frontal (busto), trajes adequados para fotografia oficial e sem adornos que tenham conotação de propaganda eleitoral, que induzam ou dificultem o reconhecimento pelo eleitor”.

Em Cuiabá, essas fotos foram entregues no Cartório Eleitoral da 1ª Zona juntamente com o Requerimento do Registro de Candidatura dos postulantes.

Outra medida tomada e que objetiva frustrar a compra de votos, aprovada na sessão do Pleno do TRE na quarta-feira à noite, foi a proibição da permanência de crianças nas seções eleitorais. Denúncia formulada pela OAB/MT e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) dá conta de que no primeiro turno muitas crianças foram usadas para identificar em qual candidato o eleitor tinha votado, para posterior informação ao candidato.




Fonte: Da Assessoria/TRE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369074/visualizar/