Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 29 de Outubro de 2004 às 15:37

    Imprimir


A terceira e última etapa deste ano da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começa no próximo dia 1º de novembro e segue até o dia 30, com a meta de imunizar 100% do rebanho bovino e bubalino do Estado, em todas as idades. Nas duas primeiras etapas da campanha contra a doença, realizadas em fevereiro e maio, foram vacinados os rebanhos entre 0 e 12 meses e entre 0 e 24 meses, respectivamente.

De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), serão disponibilizadas 29 milhões de doses da vacina e 750 técnicos do órgão estarão envolvidos na campanha. Neste período, os pecuaristas deverão adquirir e aplicar as vacinas. Depois disso, terão até o dia 10 de dezembro para comunicar ao Indea a imunização do rebanho. "Essa última é a principal etapa da campanha, pois envolve todo o rebanho do Estado, em todas as idades", afirma o presidente do Indea, Décio Coutinho.

Na região do Pantanal, em virtude das cheias, que às vezes impossibilitam o deslocamento do gado, a vacinação ocorrerá de 1º de novembro a 15 de dezembro, e o comunicado ao Indea deve ser feito até o dia 20 de dezembro. O Pantanal abriga 1,3 milhão de cabeças de gado.

Segundo o presidente do Indea, a não imunização do gado implica em duas formas de penalidade. Se o pecuarista vacinar e não comunicar ao órgão, sofrerá uma penalidade administrativa, ficando proibido de movimentar o gado o dobro de tempo que levou para comunicar o Instituto. Na outra infração, quando deixa de imunizar, é estabelecida a cobrança de R$ 58 por cabeça não vacinada e o pecuarista terá que realizar a vacinação em data estabelecida e sob a fiscalização do Indea.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369133/visualizar/