Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 29 de Outubro de 2004 às 07:38
Por: Janaína Pedrotti

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral determinou, ontem, ampla divulgação das imagens dos candidatos que serão utilizadas nas urnas eleitorais no próximo dia 31 de outubro. A medida é de caráter preventivo e atende a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, já que um dos mecanismos utilizados na prática da compra de voto, para comprovar que o eleitor optou pelo candidato da negociação, é confirmar como ele aparece na tela do aparelho eletrônico.

Fechando a porta

De acordo com o presidente do TRE, desembargador Flávio Bertin, o objetivo é evitar que candidatos tentem comprar votos nesse processo decisório. “Isso é uma prevenção. Até porque quando cassaram o deputado Rogério Silva, de acordo com a investigação sobre a prática da compra de votos, esse foi um dos mecanismos utilizados”, citou Bertins.

Para garantir a ampla divulgação das imagens dos candidatos, o TRE solicita a todos os veículos de comunicação que também divulguem. Segundo a assessoria do TRE, o contato com televisões locais já foi efetivado. E para os jornais impressos o pedido é que as fotos sejam estampadas na primeira página dos periódicos.

Além disso, todas as 849 seções eleitorais também terão as imagens dos candidatos, fixadas na parece do local, isso em todo os 157 locais de votação. Os cartazes apresentarão o nome, o número, a coligação e as fotografias dos dois candidatos a prefeito, a exemplo de como aparecem na urna eletrônica.

Gastos Eleição

Segundo o presidente do TRE, Flávio Bertin, a realização do segundo turno em Cuiabá não implica em gastos substanciais, já que no orçamento eleitoral a possibilidade da eleição ser prorrogada já estava em andamento. “No acordo com o Centro de Eventos do Pantanal- por exemplo, onde aconteceu a apuração, o contrato já mencionava a possibilidade de também utilizarmos o local em caso de segundo turno”, explicou Bertin.

De acordo com ele, o gasto maior ficará centralizado na alimentação dos mesários e dos soldados da Polícia Militar que começam a trabalhar no aporte das eleições já no sábado a noite, na segurança das urnas eleitorais.

Ao todo, Cuiabá reúne 347 mil eleitores. No primeiro turno, o comparecimento foi de 288.629, 83.18% do total. Portanto, a abstenção- eleitores que deixaram de votar- foi de 58,375, o correspondente a 16.82%. A preocupação é o número de pessoas que deixam de comparecer ao processo seja ainda maior, já que a data coincide com as comemorações do Dia do Funcionalismo público.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369233/visualizar/