Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 23:20

    Imprimir


São Paulo - A vitória da candidata a reeleição à Prefeitura de São Paulo pelo PT, Marta Suplicy, atualmente com 40% das intenções de voto, será "bastante difícil", na avaliação da diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari, em entrevista à Agência Estado.

Quando questionada se é possível afirmar que a vitória do candidato pelo PSDB, José Serra, é mais provável, Márcia disse que, apesar da militância do PT na reta final de campanha ser sempre forte e organizada, "reverter o resultado do momento é bastante difícil. É um trabalho árduo."

Ela lembra que Marta tem um grande desafio pela frente: convencer os 5% de indecisos detectados na última pesquisa e ainda conquistar eleitores de seu adversário. "É uma missão muito difícil. O índice de definição dos eleitores é de 80% para ambos candidatos, o que é alto", afirmou Marcia, lembrando que há somente mais um dia de campanha.

Além disso, o debate na Rede Globo, na sexta-feira, não deve mudar a perspectiva na reta final das eleições. "De maneira geral, o último debate de um segundo turno tem papel muito importante para definir votos, mas em São Paulo não vai existir elemento surpresa", garantiu. "Os dois candidatos são bons, têm currículo, falam bem e são bastante conhecidos da população".

Feriado

Para a diretora do Ibope, o feriado prolongado pode ajudar Marta a vencer o segundo turno. Segundo ela, 4% dos eleitores consultados em uma pesquisa do Ibope sobre a intenção de viajar responderam de forma positiva. "É fato isso que pode trazer prejuízo ao Serra (PSDB). Se os eleitores que viajam têm o perfil de eleitor dele, isso pode ter efeito no resultado final da eleição", disse ela, em entrevista à Agência Estado, fazendo uma ressalva de que o clima contará bastante na decisão da população em sair da cidade ou não.

A queda na diferença entre Serra e Marta, de 14 pontos percentuais para 9 pontos, apontada ontem pela pesquisa Ibope, não garante um estreitamento real das posições dos dois adversários, na avaliação da diretora do Ibope. Segundo ela, é cedo para afirmar que é consistente a tendência de crescimento da petista Marta e queda do tucano, dado que ambos variaram apenas dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais.

"Analisar a diferença entre os dois candidatos no segundo turno é bastante complicado, porque qualquer oscilação para cima ou para baixo faz com que a diferença aumente em proporção dobrada", disse ela. "Os índices do Serra ao longo da campanha foram de 52% para 51% e agora são de 49%. A Marta iniciou o segundo turno com 39%, foi para 37% e agora volta para 40%."

Por enquanto, esses números não autorizam uma expectativa de virada na reta final das eleições, mas a próxima pesquisa, que sai no sábado, será fundamental para afirmar com certeza se há um estreitamento de diferença entre os dois candidatos, na avaliação da diretora do Ibope.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369273/visualizar/