Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 16:29
Por: Marcos Pipino

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está tomando uma série de providências para dar ampla divulgação às fotografias que os dois candidatos a prefeito de Cuiabá, Alexandre César e Wilson Santos, estão usando na urna eletrônica. O propósito da campanha é frustrar a hipótese de compra de votos, que normalmente se efetiva com o eleitor informando (para receber o pagamento) ao comprador como é a fotografia do candidato na urna eletrônica.

Por determinação do presidente Flávio Bertin, o TRE/MT divulgará, na sexta-feira e no sábado, as fotografias dos dois candidatos em emissoras de televisão, jornais, no próprio site do Tribunal (www.tre-mt.gov.br) e, principalmente, através da colocação de cartazes em todas as 849 seções eleitorais. Os cartazes apresentarão o nome, o número, a coligação e as fotografias dos dois candidatos a prefeito, a exemplo de como aparecem na urna eletrônica.

“Estamos pedindo a colaboração da Imprensa, em especial das emissoras de televisão e dos jornais, para que apóiem e participem da tarefa de combater a compra de votos. A melhor maneira de frustrar esse tipo de crime é mostrar as fotografias com antecedência, pois ninguém vai pagar por uma informação que é de amplo conhecimento”, disse o desembargador.

Outra medida tomada e que objetiva frustrar a compra de votos, aprovada na sessão do Pleno do TRE ontem à noite (27/10), foi a proibição da permanência de crianças nas seções eleitorais. Denúncia formulada pela OAB/MT e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) dá conta de que no primeiro turno muitas crianças foram usadas para identificar em qual candidato o eleitor tinha votado, para posterior informação ao comitê de coordenação do candidato.

Essa resolução também está sendo fotocopiada e encaminhada para todos os presidentes de seções eleitorais de Cuiabá. Somente poderão entrar nas seções crianças de colo e de até um ano de idade.




Fonte: ASCOM - TRE/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369315/visualizar/