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Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 16:09

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A dupla de hip-hop OutKast foi homenageada na quarta-feira durante a cerimônia de entrega do primeiro prêmio criado para músicas vendidas em serviços da Internet, como o iTunes, da Apple Computer.

A faixa Hey Ya!, do OutKast, recebeu um prêmio de multiplatina por pelo menos 400 mil downloads. The Way You Move e Roses ganharam prêmios de platina por vendas de mais de 200 mil cópias cada.

Os artistas de hip-hop D12 e os roqueiros do Maroon 5 e Hoobastank também ganharam prêmios de platina. Beyonce Knowles, Black Eyed Peas e Usher receberam vários prêmios de ouro por vendas de mais de 100 mil cópias cada. A Associação das Gravadoras da América (RIAA) entregou ao todo 45 prêmios de ouro.

Os downloads musicais ainda representam apenas uma fração das vendas totais das gravadoras, mas estão aumentando rapidamente.

Analistas da empresa Jupiter Research prevêm que o mercado comercial de música online nos EUA aumente de 100 milhões de dólares no ano passado para cerca de US$ 1,7 bilhão em 2009.

Há 45 anos LPs e CDs de ouro e platina enfeitam as paredes de estações de rádio, estúdios de gravação e mansões de roqueiros, como símbolos do sucesso comercial dos artistas.

Mas a RIAA teve dificuldade em decidir como representar uma gravação digital que pode nunca chegar a assumir uma forma palpável, explicou o responsável pelo programa de premiações da associação, John Henckel.

"Pensamos em um mouse de ouro, um teclado de ouro ou um microchip de ouro, mas essas idéias não emplacaram", contou Henckel.

Em lugar disso, os novos prêmios vão ostentar um desenho abstrato e brilhante por cima da arte de capa do álbum premiado.

A RIAA pretende conceder prêmios também para álbuns digitais vendidos, disse Henckel, mas pode ser complicado criar critérios para isso, já que muitos consumidores optam por pegar da Internet apenas algumas canções, não discos inteiros.

Durante anos os fãs só podiam obter música online através de sites ilegais do tipo "peer to peer", como Napster e Kazaa. As gravadoras demoraram a reagir ao advento da Internet.

Os catálogos limitados e os termos de uso restritivos atrapalharam as primeiras tentativas de vender música online de maneira legal - até a Apple criar o iTunes, em 2003.

Através do serviço, a Apple já vendeu mais de 125 milhões de canções a aproximadamente 1 dólar cada. Seus concorrentes abrangem a cadeia Wal-Mart, a Virgin Group, o RealNetworks e a Microsoft.

Depois de a RIAA ter forçado o Napster a fechar, a Roxio o reformulou como serviço de downloads pagos.

Entre os membros do RIAA figuram a Warner Music Group, a Universal Music Group, da Vivendi Universal, a BMG Music Entertainment, da Sony, e o EMI Group.




Fonte: Reuters

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