Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 14:59

    Imprimir


O vice-ministro da Informação da Autoridade Palestina, Ahmed Sobeh, diz que o governo israelense "tem culpa" pela condição de saúde do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat.

"O governo israelense tem, com sua política contra nosso presidente, a culpa dessa situação."

"Se (Israel) não tivesse encerrado o presidente (Arafat) por três anos, o presidente teria feito as análises e o tratamento necessários nos lugares adequados."

O vice-ministro palestino classificou a política israelense em relação a saúde de Arafat de "grosseira e pouco apropriada".

Nesta quinta-feira, o governo de Israel anunciou que vai permitir que Arafat deixe Ramallah ou mesmo o país para receber o tratamento no exterior.

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, conversou por telefone com o primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, mas ainda não há nenhuma garantia, no entanto, de que Arafat seria autorizado a voltar para Ramallah após o tratamento.

O líder palestino viveu os últimos três anos quase como um prisioneiro dentro do seu quartel-general na cidade de Ramallah ¿ cercado por tropas israelenses.

Transição

Ahmed Sobeh falou ainda sobre como seria o processo de transição do governo com a eventual morte do presidente Yasser Arafat.

"Nossa Constituição, aqui chamada de Lei Básica, estipula que para a Presidência da Autoridade Palestina o presidente do Conselho Legislativo será presidente durante 60 dias, para preparar campanha eleitoral para eleger novo presidente."

O vice-ministro da Informação, no entanto, amenizou a situação e disse que não há necessidade para se falar em transição, pois Arafat não corre risco de morte.

Para ele, são as condições em que está vivendo que explicam a atual situação.

"O presidente Arafat não está em fase terminal de enfermidade nenhuma. Não está parecendo uma coisa que pode levar à morte. Tem 75 anos, está confinado dentro de seu escritório há 3 anos em uma situação bastante difícil."




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369335/visualizar/