Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 09:33
Por: NAIARA MARTINS

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio do Programa Habitacional Meu Lar, executado pela Secretaria de Estado de Infra-estrutura, contemplará mais de 150 famílias com a construção de casas populares no município de Mirassol D´Oeste, situado 300 km a oeste de Cuiabá.

Desde o ano passado, a Sinfra já assinou convênios para o repasse de 170 unidades habitacionais, sendo 100 casas referentes ao sub-programa Fethab, destinadas à famílias com renda máxima de até dois salários; 50 moradias do programa Morar Melhor, desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), e a aquisição de 20 Bolsas de Materiais de Construção (BMC).

Nas parcerias entre Estado e CEF, as casas possuem 32 metros quadrados, distribuídos em sala, dois quartos, cozinha e banheiro. No caso específico do Morar Melhor, o Governo do Estado participa com o equivalente a 2/3 do investimento total do conjunto habitacional, ficando a Caixa comprometida com o recurso restante, ou seja, 1/3 participação. Os moradores são selecionados de acordo com sua renda mensal, que não deve ultrapassar a 2 salários mínimos.

Os recursos aplicados tanto pelo Estado, por meio do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), quanto pela Caixa, são investimentos a título de fundo perdido, ou seja, sem necessidade de retorno aos cofres de origem. Vale ressaltar que todos os investimentos realizados pelo Estado no setor de habitação, são a fundo perdido, aplicados no objetivo de viabilizar a aquisição da moradia, principalmente por parte das famílias mais carentes de Mato Grosso.

ESTRADEIRO - O Programa Estradeiro vem realizando desde o ano passado obras de adequação da malha viária mato-grossense. Fazem parte do programa, a execução de serviços de conserva, restauração e pavimentação de rodovias estaduais e vicinais, como também a construção e manutenção de pontes, tanto em concreto quanto em madeira.

Apenas no ano passado, a Sinfra firmou convênios para a reforma de 11 pontes de madeira, localizadas na região, além da conservação de 20 km da MT-250, entre Mirassol e o município de Curvelândia. Já o programa Pró-reforma, originado para com a finalidade de restauração o maquinário municipal sucateado, recuperou cinco unidades, que serão utilizado na manutenção das rodovias MT-250, entre Mirassol e Glória D´Oeste, e a MT-248, no trecho entre o entroncamento com a BR-174 até a cidade de São José dos Quatro Marcos.




Fonte: Secom-MT/Sinfra-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369421/visualizar/