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Cidades/Geral
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 09:26
Por: NELSON FRANCISCO

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Do pagamento de salários em dia à qualificação profissional, passando por melhorias físicas no ambiente de trabalho, alimentação, transporte e apoio às famílias, o objetivo do Governo, de valorizar o servidor na busca de maior eficiência, foi cumprido. Isso porque o Governo entende que o modelo participativo de gestão, com reestruturação tributária, equilíbrio fiscal, combate à corrupção, transparência, honestidade, eficiência e ousadia, passa pela valorização do servidor público.

Desde a criação da Escola de Governo, em janeiro de 2004, cerca de 1,7 mil servidores já participaram de 50 cursos. Foram 30 cursos de informática e de e-learning, método realizado por meio totalmente eletrônico. Numa iniciativa simples, porém elogiada pela categoria, a instalação do Restaurante do Servidor Público, onde são servidas 500 refeições por dia, e a implantação do microônibus Ligeirinho, que transporta cerca de 500 pessoas diariamente, alteraram o funcionamento do Centro Político Administrativo (CPA), onde está localizada a maioria das secretarias, autarquias e empresas públicas.

A segurança do servidor e de sua família também não foi esquecida pelo Governo. Num projeto já em execução, os entornos do Palácio Paiaguás estão com cerca e alambrados. A medida foi adotada para controlar o acesso de pedestres à sede do Executivo Estadual e garantir a segurança dos funcionários e visitantes.

Fora do complexo CPA, duas creches que funcionam em prédios cedidos pelo Governo beneficiam 600 filhos de servidores. A meta é construir mais uma creche dentro do complexo, além de um shopping center. "É um Governo moderno e futurista que visa a projetar o Estado de Mato Grosso em nível mundial", afirma o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, João Antônio Dias de Campos.

Na área da saúde, após a extinção do Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso (Ipemat), os servidores comemoram a criação do MT Saúde, um plano familiar que garante a assistência médica aos servidores e seus dependentes. "Maggi é o melhor governador que o Estado já teve até hoje. Nunca esteve tão bom", disse a assistente administrativa da Casa Civil, Ana Maria Souza Melo, funcionária pública há 28 anos.

Assim como Ana Maria, a copeira da Secretaria de Infra-Estrutura (Sinfra), Renildes da Silva Melo, reconhece o esforço do Governo para valorizar os recursos humanos. "Estou gostando das ações do Governo, porque ele está trabalhando bem", afirma ela. "Blairo Maggi está fazendo um bom Governo, o nosso salário está em dia, o plano de saúde está melhor, o colégio onde os meus netos estudam distribui, todos os dias, a merenda escolar", diz a colega de trabalho de Renildes, a auxiliar de serviços gerais da Sinfra, Tereza Batista Motta.

Se por um lado os servidores têm mais incentivos para o trabalho, por outro o Governo recomenda mais dedicação em suas atividades, como zelar pelos próprios serviços que prestam aos cidadãos, pela economia dos recursos e pelo combate ao desperdício do dinheiro público. "A gente percebe claramente que as pessoas estão satisfeitas com o Governo, e este sucesso nós temos que dividir com os servidores e com nossos parceiros", diz o governador.

SATISFAÇÃO - Com a implantação da política de valorização, o adjetivo "satisfação" está presente em todas as secretarias de Estado. A diretora da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde, Marta Bumlai, disse que o governador Blairo Maggi, nesses 20 meses de Governo, tem demonstrado se preocupar em olhar o servidor público como um ser humano. "Como tal, esse ser humano precisa de conhecimento, de saber escolar para, melhor qualificado, devolver à população um serviço público de qualidade. É assim que vejo o modo como o governador tem agido para com o servidor", afirma.

Marta Bumlai lembrou da prontidão e acessibilidade com que o governador socorreu a Escola de Saúde Pública na questão do pagamento das horas/aulas, providência necessária para restabelecer o fluxo de professores contratados. "O governador chegou a criar uma portaria para legalizar o pagamento de hora/trabalho", explica a diretora. Outra ação ressaltada por ela é o estabelecimento da intersetorialidade, em que todas as secretarias trabalham interligadas, na medida em que permitem suas especialidades.

A coordenadora do programa Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde, Zuleide Klein, ressalta outro ponto de vista na sua análise do trabalho do governador Blairo Maggi. "O que é mais importante, para mim, é o fato de que Blairo Maggi não é um governador só de falar. Ele realiza o que fala", diz. Zuleide apresenta, como prova do que disse, algumas ações assumidas pela Coordenadoria de Qualidade de Vida que só seriam possíveis com a anuência dele. "Um exemplo disso é o projeto Saúde com Alegria, implantado na Saúde. O governador não só autorizou como deu toda a força para seu funcionamento, a ponto de querer expandir esse programa para que cada secretaria tenha o seu projeto Saúde com Alegria", informa ela.




Fonte: Secom-MT

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