Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 09:23

    Imprimir


A agricultura desempenha um papel importante na economia brasileira e tem proporcionado melhorias na qualidade de vida para população que depende do bom andamento do setor. Apesar da época de plantio ter chegado na maioria dos estados produtivos do Brasil, ainda há incertezas por parte dos agricultores que esperam uma definição mais clara do mercado, para investir na cultura certa. Mato Grosso plantou aproximadamente 5% da área total estimada em 600 mil hectares para safra 2004/05.

Ainda é grande a incerteza em relação às condições de mercado, o agricultor que não estiver preparado poderá sofrer conseqüências desagradáveis. Investir em tecnologia para elevar a produtividade é o caminho para reduzir os custos de produção em uma safra que promete muitos frutos. Mato Grosso tem à disposição dos agricultores, centros de pesquisas capacitados a desenvolver novas genéticas, tecnologias e manejos diferenciados que venha atender as necessidades do agricultor e do mercado consumidor, onde a qualidade de grãos garantirá a boa comercialização.

Os resultados dessa busca por tecnologia x produtividade tem sido bem animador, a pesquisa possibilita o produtor adquirir materiais testados, aprovados e com tecnologia já comprovada. A Associação dos Produtores de Arroz do Estado de Mato Grosso (APA/MT), juntamente com empresas que constitui o Grupo Pró-Cultura do Arroz, implantou na área da Agro Norte, parcelas da variedade Best 2000 já conhecida no mercado e a linhagem ANF 130 em fase de teste, genética desenvolvida pela Agro Norte Pesquisa, com objetivos de produzir 120 sacas de arroz por hectare ou seja, 7,2 toneladas de grãos / hectare, produtividade acima da média alcançada no na região de Mato Grosso, registrada hoje em média de 3,0 toneladas por hectare.

“Usamos tecnologias novas para chegar onde chegamos, e o agricultor também pode aumentar a produtividade em sua lavoura", ressalta Angelo Maronezzi Presidente do Grupo Agro Norte e também Presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Estado de Mato Grosso. ”Isso significa um grande avanço da cultura, pois com tecnologia bem desenvolvida e aplicada podemos chegar aos números que chegamos com experimentos maiores que os tradicionais”.

A implantação e manejo das parcelas, passo a passo de como deve ser feito, estão à disposição do agricultor no site www.agronorte.com.br. Esperamos que ainda nesta safra sejam aplicadas essas técnicas fazendo com que a produtividade do arroz cultivado em Mato Grosso chegue a patamares nunca alcançados.

Confira abaixo o resultado de produtividade de cada parcela:

-Variedade Best 2000, produtividade de 125,45 sacas de 60 kg/ha.
-Linhagem ANF 130, produtividade de 122,67 sacas de 60 Kg/ha.




Fonte: APA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369425/visualizar/