Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 09:05
Por: Marcy Monteiro Neto

    Imprimir


As pesquisas eleitorais veiculadas em meios de comunicação de Cuiabá podem estar sendo fraudadas. A suspeita foi levantada pelo Instituto de Ciência Política e Jurídica de Mato Grosso (ICPJ-MT), criado recentemente por professores de Direito e acadêmicos de uma universidade da capital, preocupados com o processo eleitoral em Cuiabá. O grupo pretende realizar estudos sobre a política local e acompanhar passo a passo os candidatos, mesmo após o período eleitoral e a posse. Os primeiros resultados desses estudos começam a ser apresentados à sociedade cuiabana.

O ICPJ foi criado em agosto deste ano para fomentar o debate das ciências políticas e jurídicas no Estado, além de realizar atividades sobre o tema e informar a população sobre as pesquisas feitas pelo grupo. O cientista político Lourembergue Alves é o presidente do instituto, que tem o juiz Márcio Vidal, da 1ª zona eleitoral, como um dos sócios fundadores.

Pesquisa

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo instituto durante o processo eleitoral foi a análise de uma pesquisa divulgada em um veículo de comunicação. Eles constataram irregularidades que levam a crer que houve fraude nos dados divulgados pela mídia.

Os dados da pesquisa eleitoral foram adquiridos por meio de uma parceria com o cartório eleitoral em que são registradas as pesquisas. Membros do ICPJ-MT foram até um bairro, com os dados oficiais, fazer uma espécie de contraprova do trabalho encomendado pelo veículo de comunicação. "Cerca de 18 pessoas foram ao bairro Tijucal para verificar os dados colhidos pela pesquisa eleitoral. Constatamos que nenhuma casa listada na pesquisa havia sido visitada", observou Alves.

Lourembergue explica que esse levantamento foi feito quando o ICPJ-MT ainda estava começando a atuar e não teve condições de se aprofundar na análise, visitando outros bairros e verificando os dados divulgados por outros institutos de pesquisa. "O problema é que as pessoas são influenciadas e acabam votando em quem está na frente nas pesquisas", disse o presidente do ICPJ-MT. Ele preferiu não informar o nome do veículo que divulgou a pesquisa, nem o instituto que a realizou.

Acompanhamento

Além de estudar o processo eleitoral, o ICPJ-MT irá acompanhar os passos dos gestores públicos eleitos nesse pleito. "Todas as promessas feitas pelos candidatos estão em nossos arquivos", disse Lourembergue. Ele explicou que o instituto tem gravado os debates e programas eleitorais dos candidatos a prefeito na capital para poder cobrar depois. "Seremos, de certa forma, os olhos da sociedade", complementa.

A partir do dia 1º de janeiro, o ICPJ-MT também irá visitar a Câmara Municipal para acompanhar o trabalho dos vereadores. O presidente do instituto lembra que esse é apenas o início de uma série de atividades que serão desenvolvidas na capital. Nas próximas eleições, em 2006, Lourembergue espera contar com um grupo consolidado para avaliar melhor as eleições e informar a população.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369436/visualizar/