Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 08:34

    Imprimir


O governo chinês pretende reiniciar o diálogo sobre a crise nuclear na Coréia do Norte no final de novembro, declarou nesta quinta-feira o vice-primeiro-ministro do Exterior para Assuntos da Ásia, Wu Dawei.

"Queremos realizar as conversas no final de novembro e poderia ser tanto uma reunião formal como informal, ou também um grupo de trabalho", disse Wu em declarações ao jornal "Beijing Morning Post".

A data não foi confirmada pela porta-voz de Assuntos Exteriores chinesa, Zhang Qiyue, que em entrevista coletiva se limitou a afirmar que Pequim deseja que as conversas sejam retomadas "o mais rápido possível".

As negociações estão bloqueadas desde que a Coréia do Norte se recusou a participar da quarta rodada, prevista para o fim de setembro, alegando que a "hostilidade" dos EUA tornava as conversas inúteis.

Desde agosto de 2003, China, Japão, as duas Cantas, EUA e Rússia realizaram três rodadas de diálogo em Pequim, nas quais o único consenso alcançado foi a necessidade de prosseguir com os contatos para resolver a crise iniciada em outubro de 2002.

A crise começou quando Washington acusou Pyongyang de reiniciar seu programa nuclear, violando os acordos bilaterais, e se intensificou quando a Coréia do Norte expulsou os inspetores internacionais e se retirou do tratado De não-Proliferação Nuclear.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369452/visualizar/