Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 08:28

    Imprimir


O Escritório de Saúde da província chinesa de Qinghai, ao oeste do país, confirmou hoje, quinta-feira, o falecimento de oito das 19 pessoas contagiadas com peste bubônica passada por marmotas.

Segundo manifestou à EFE um porta-voz do Escritório, é um tipo de peste conhecida também na Europa e a circunstância diferente é que a origem do contágio para o ser humano foram nesta ocasião as marmotas ao invés dos ratos, que alojam o bacilo.

A mesma fonte destacou que os sintomas da doença, cujo período de incubação é de um a seis dias, são febre alta, dor de cabeça e inchaço dos gânglios linfáticos em um primeiro estágio e problemas pulmonares graves no segundo.

Segundo publicou hoje o jornal "Beijing Morning Post", de 4 a 9 de outubro o Escritório recebeu a notificação da existência da epidemia em seis povoados e depois das análises no laboratório confirmou os 19 casos da doença.

A maioria dos contagiados são agricultores e criadores de gado e, aparentemente, a doença os atacou tanto pela prática da caça como por comer carne de marmota.

O Conselho de Estado e do ministério da Saúde da China enviaram grupos de trabalho para analisar a epidemia localmente e estabelecer mecanismos de prevenção e controle.

As autoridades provinciais de Qinhai puseram em prática um plano de emergência e elaboraram uma lista de medidas de prevenção e tratamento para evitar a expansão da epidemia.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369455/visualizar/