Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 08:19

    Imprimir


A quantidade de sites fraudulentos na Internet cresce em média 50% a cada mês. Os endereços eletrônicos são usados enganar os usuários e obter informações confidenciais, como números de cadastro pessoal (CPF ou RG) e dados do cartão de crédito.

De acordo com pesquisa realizada pelo Anti-Phishing Working Group (APWG), os sites de phishing scam têm crescido aproximadamente 50% mês a mês. Os phishing scams utilizam e-mails para atrair os usuários da Web a falsos sites, ou seja, imitam a aparência gráfica da página de uma instituição já existente, como um banco ou uma loja varejista, para ganhar a confiança do usuário de que o site é autêntico.

As novas fraudes estão cada vez mais sofisticadas. Conforme o Websense Security Labs, os endereços eletrônicos tem a praticamente a aparência de um site legítimo tal como os sites de comércio eletrônico exclusivos. Os golpes mais freqüentes incluem sites de farmácias, bancos, hipotecas e empréstimos.

A maioria dos sites da Web fraudados possui informações de contato falsas, não possuem informações para contato (exceto emails ocasionais), ou então os sites estão fora de serviço. Os Websites fraudulentos duram em média 8,5 dias, o que é um tempo maior do que o dos sites de phishing.

"A Internet continua a evoluir como um vetor de ataque para hackers que empregam táticas a fim de iludir usuários da Web, tanto ocasionais quanto empresariais a serem vítimas do roubo de identidade", garantiu Dan Hubbard, diretor de pesquisa tecnológica e de segurança da Websense.

"Nosso prognóstico é de que esse problema tenha a tendência a piorar, pois os hackers vêm evoluindo cada vez mais os seus golpes. Novas técnicas de enganar os usuários estão sendo desenvolvidas e a precisão, criatividade e sofisticação estão crescendo. É uma prova de que o mercado de ganhar dinheiro enganando usuários ingênuos está aumentando", explicou Hubbard.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369460/visualizar/