Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 07:55
Por: Beatriz Saturnino

    Imprimir


O temporal de ontem ocasionou quatro quedas de árvores em vias públicas de Cuiabá e inundação em uma residência no bairro Costa Verde, em Várzea Grande. Estes dados foram somente os registrados pelo resgate do Corpo de Bombeiros, pois a situação tomou proporções maiores nos bairros periféricos de Cuiabá, como no Jardim Florianópolis, onde várias casas foram inundadas pela enxurrada. A chuva começou às 2h e acabou por volta das 7h, paralisando o funcionamento do aeroporto Marechal Rondon.

A precipitação ficou em 60,5 milímetros de água por metro quadrado, registrados no pluviômetro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com sub- sede em Cuiabá.

Essa quantidade também corresponde a seis centímetros de água por metro quadrado.

"Do dia primeiro até hoje choveu 126 milímetros, conforme os dados coletados do Inpe. Ontem choveu mais do que estava previsto. Essa quantidade extrapolou a previsão, que era para ser de nove milímetros", ressaltou o técnico de operações Luiz Carlos Nascimento, que auxiliou na verificação dos dados pelo site www.cptec.inpe.br.

A causa dessa chuva é explicada por meio da análise de satélite transmitida via internet, do encontro de uma massa de ar vinda do oceano pacífico com uma frente fria do norte da Argentina.

Esse fenômeno também é responsável pela queda amena da temperatura, que foi registrada ontem entre 25°C e 33°C em Cuiabá, com umidade relativa do ar entre 45% e 85%. No nordeste de Mato Grosso foram previstas muitas nuvens e pancadas de chuva.

A partir de hoje a temperatura tende a voltar ao normal. A previsão estima mínima de 26°C e máxima de 35°C.

O aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, teve que operar por instrumentos após a chuva, que restringiu a visibilidade, com presença de camadas densas de nuvens a baixa altura, inibindo o tráfego aéreo.

O Inpe ainda alerta que outra chuva está prevista para a tarde do dia 30. O Corpo de Bombeiros não conseguiu atender a todas as ocorrências na manhã de ontem.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369485/visualizar/