Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 12:53

    Imprimir


Devido ao feriado prolongado da semana que vem, por causa do dias dos finados, terça-feira (2), quando muita gente aproveita para esticar o descanso, o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) decidiu antecipar a compra de vacinas contra a febre aftosa. A decisão se deve ao fato de que a campanha inicia no dia primeiro de novembro -segunda-feira-. “Como muitos vão aproveitar para descansar, viajar e até mesmo estar nas fazendas curtindo o feriado prolongado podem aproveitar também a oportunidade e vacinar o rebanho, por isso o órgão decidiu antecipar a venda da vacina antes mesmo de começar a campanha”, explicou ao Só Notícias/Agronotícias, José Carlos Baldo, chefe do escritório local do Indea. Outro motivo é também para facilitar a vacinação antes de que as chuvas intensifiquem o que atrapalha o manejo do gado nos currais.

José Carlos disse que a compra pode ser feita sem a necessidade de autorização do órgão. Ele assegurou que hoje há em estoque cerca de 100 mil doses nas lojas revendedoras de Sinop, quantidade suficiente para atender a demanda do município que é vacinar cerca de 56 mil cabeças. O chefe do órgão no município disse também que outras doses serão enviadas para Sinop já que muitos pecuaristas de outras cidades, principalmente onde não há revenda, compram as doses no município. “Mais doses estão para chegar e acredito que não haverá falta de vacina, o pecuarista pode ficar tranqüilo”, assegurou. “Mas a melhor coisa a fazer é vacinar o rebanho o quanto antes, pois assim, além de adiantar o serviço, vai evitar transtornos quando as chuvas forem mais intensas e dificultam o manejo do rebanho”, aconselhou.

Este ano a previsão é vacinar cerca de 400 a 500 mil cabeças na regional de Sinop que compreende 8 municípios. A campanha começa no dia primeiro de novembro e vai até dia 30 do mesmo mês. O prazo para comunicação vai até o dia 10 de dezembro e quem desrespeitar as regras terá que pagar multa de até R$ 70 por cabeça não vacinada ou deixar de movimentar o rebanho pelo dobro do tempo que deixou de efetuar a comunicação, mesmo que tenha vacinado dentro do prazo.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369645/visualizar/