Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 09:47

    Imprimir


O presidente da França, Jacques Chirac, disse nesta quarta-feira que a entrada da Turquia na União Européia não está garantida.

Diante do conselho de ministros, Chirac disse que a adesão exigirá um "esforço considerável" por parte da Turquia, que tem de se adaptar à UE, e não vice-versa, informou o porta-voz do governo francês, Jean-Francois Copé.

O presidente disse que não se pode dizer de antemão que as negociações, que durarão "pelo menos 15 anos", levarão à adesão da Turquia à União Européia. E sugeriu três hipóteses.

Na primeira, o esforço de transformação da Turquia permitiria com o tempo desembocar em um tratado de adesão, sobre cuja ratificação os franceses vão se pronunciar em referendo. Na segunda hipótese, as negociações não prosperam e se interrompe o processo, enquanto na terceira surgem "problemas de fundo essenciais", e a Turquia e a UE chegam a um acordo para criar "um laço forte que não seria a adesão", explicou Chirac.

A maior parte da opinião pública e da classe política francesa, incluindo o partido de Chirac, no poder (UMP), opõe-se à entrada da Turquia na UE.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369696/visualizar/