Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 09:31
Por: JOANA DANTAS

    Imprimir


No local funcionará o Ecomuseu, um projeto amplo em busca da valorização da cultura, do turismo e da história regional.

A Casa Dom Aquino, tombada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural em 1997, será restaurada para instalar o "Ecomuseu - Portal do Pantanal", um circuito eco-turístico-cultural das águas pantaneiras, que tem objetivo de desenvolver no espaço a valorização dos conceitos: território, patrimônio, população e comunidade. O imóvel está localizado às margens do Rio Cuiabá, na avenida Beira Rio, Porto.

Na primeira fase será recuperada a estrutura física da Casa, com um investimento orçado em R$ 47,5 mil oriundos da Secretaria de Estado de Cultura. As obras, no entanto, vão ser executadas pela Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra).

Além da Sinfra, as secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec); Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec); Turismo (Sedtur); Educação (Seduc), Fundação do Meio Ambiente (Fema); a UFMT, Unic e Unirondon apóiam a Secretaria de Estado de Cultura no desenvolvimento do Ecomuseu. Nesta terça-feira (26.10), os parceiros se reuniram para traçar as diretrizes de trabalho.

"O projeto consolida as ações de parceria propostas pelo governador Blairo Maggi na Agenda Mato Grosso mais Forte, pois vai reunir esforços de várias entidades em torno de uma empreitada: implementar o Ecomuseu na Casa Dom Aquino", observou a coordenadora de Preservação e Proteção de Patrimônio Histórico, Vera Bagetti.

Segundo Vera, o Ecomuseu não é um museu em um único prédio, com coleção de objetos, a serviço de um público que o visita por entretenimento e lazer. Ele se define em um território com conjunto diversificado de bens coletivos (Patrimônio), para o desenvolvimento de uma população ou comunidade.

"O objetivo é fortalecer o conceito de preservação cultural e ambiental, bem como de turismo sustentável. Vamos fazer com que o Ecomuseu se torne um ponto de educação ambiental, interesse turístico e de valorização da cultura popular, com retorno social. Também será utilizado para facilitar o processo de pesquisa, estudo e investigação da Antropologia Cultural (arqueologia urbana, cultura popular e outros)", explicou a coordenadora.

PATRIMÔNIO - A Casa Dom Aquino, construída em 1842, ocupa uma área de 12 mil metros quadrados. Sua arquitetura colonial foi formada por adobe, alicerces de tijolinho maciço e calçamento de pedra cristal. A fachada principal é aberta para o rio Cuiabá, numa composição simétrica. As janelas eram do tipo guilhotina com caixilhos de vidro, mas foram substituídas por folhas de madeira. A porta principal possui bandeira de desenho simples com caixilhos de madeira e vidros. O telhado é de madeiras roliças lavradas à mão e telhas de canal.

Duas personalidades ilustres de Mato Grosso moraram na Casa, primeiro o estadista Joaquim Duarte Murtinho, que foi deputado, ministro da Fazenda, da Indústria e senador da República. Depois, Dom Francisco de Aquino Corrêa, que se tornou o bispo mais jovem do mundo católico. Mais tarde, em 1917, fora nomeado Presidente do Estado de Mato Grosso, o qual dirigiu até 1922 quando transferiu o governo ao coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369700/visualizar/