Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 08:45

    Imprimir


Decreto assinado pelo prefeito Roberto França (PPS) estabelece ponto facultativo nas repartições públicas a partir de amanhã, com retorno normal do expediente somente no dia 03 de novembro, próxima quarta-feira, portanto, três dias após a eleição de segundo turno para a escolha do futuro prefeito da Capital. Já em relação aos servidores do Estado, o governo já decretou ponto facultativo na segunda-feira. Neste caso, o experiente é normal nesta quinta e sexta-feira.

Com o feriadão prolongado em relação ao funcionalismo municipal, a disputa, já acirrada, entre Alexandre Cesar (PT) e Wilson Santos (PSDB), que concorrem à sucessão no Palácio Alencastro, é reforçada pela previsão de aumento do nível de abstenção, preocupação já externada pela Justiça Eleitoral, diante do feriadão. No primeiro turno, 16,82% dos eleitores não compareceram às seções eleitorais.

Wilson, que tenta fazer trabalho de conquista do voto do funcionalismo, se revela o mais prejudicado com a decisão. Mas, para o cientista político Lourembergue Alves, a maior ausência do eleitor causará perdas não só a Wilson, mas também a Alexandre, já que a "massa" de servidores públicos municipais não indica em quem votará.

Segundo ele, apenas o fato de o PPS, legenda de França, estar apoiando o concorrente petista, não significa que a maioria dos funcionários apoie o tucano em resposta aos problemas de atraso salarial da prefeitura. "O aumento previsto da abstenção prejudica os dois candidatos de maneira igual. Não existe uma tendência clara e segura que nos faça crer que um ou outro será mais atingido, já que está uma disputa difícil".

Acrescenta que os dois candidatos receberam, cada um, votos de cerca de 10% de um eleitorado sem convicção, isto é, escolheram, no primeiro turno, um dos dois para impedir que o concorrente governista Sérgio Ricardo (PPS) chegasse ao segundo turno. Exerceram o chamado voto útil. Técnicos não arriscam anunciar um percentual de aumento da abstenção, mas avaliam que ocorrerá.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369728/visualizar/