Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 20:15
Por: Raquel Teixeira/Fábio Monteiro

    Imprimir


"Vamos ter que apertar o cinto para não perder o controle da economia. Quem não fizer as devidas contas de gasto poderá se dar mal". O alerta foi dado pelo governador Blairo Maggi aos prefeitos eleitos de Mato Grosso que estiveram nesta semana em reunião no gabinete do Palácio Paiaguás, das dificuldades que enfrentarão em 2005.

Durante dois dias (25 e 26.10) mais de cem prefeitos eleitos reuniram-se com Maggi com o objetivo de iniciar os próximos mandatos em sintonia com o Governo, além de intensificar as relações entre os Municípios.

Apesar dos bons índices de crescimento registrados ao longo dos últimos vinte meses, com taxa de 8% ao ano, a economia mato-grossense deve sofrer uma retração nos próximos dois ou três anos. "É um processo que faz parte do mercado, mas o Estado deve estar preparado para esse momento com muita firmeza", afirmou Maggi, ressaltando ainda quanto ao equilíbrio fiscal que os futuros prefeitos devem buscar para enfrentar esse tipo de situação.

"Em 2005, os agricultores vão aumentar a produção de soja, arroz, milho e outras culturas, mas o bolso ainda estará vazio devido aos altos custos. Haverá uma diminuição na atividade econômica do Estado em virtude disso", disse o governador.

Acompanhados pelos deputados estaduais representantes de diferentes regiões do Estado na Assembléia Legislativa, os futuros prefeitos buscam com o Governo parcerias para ações nas áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e infra-estrutura.

Conduzindo o Governo baseado em administração municipalista, Maggi lembrou aos prefeitos que independentemente da sigla partidária, a parceria entre Estado e Municípios é de extrema importância para que possa haver uma boa condução nas administrações. "Independentemente de quem esteja no poder, a população não pode sofrer por causa de erros de determinados políticos", disse Maggi.

Para a área da saúde, o secretário Marcos Machado anunciou aos prefeitos, durante reunião na segunda-feira, que a política de consórcios de saúde será mudada. O Executivo está enviando dois projetos-de-lei para a Assembléia Legislativa que vão redefinir a atuação do Estado e dos Municípios no funcionamento de hospitais que são referências regionais de consórcios de saúde.

Trinta Municípios do Interior já foram beneficiados com novas ambulâncias para reforço no atendimento à cobertura de alta e média complexidade em várias localidades, como por exemplo em Confresa, cidade a 1.160 km a Nordeste da Capital, e que contava com apenas uma ambulância para atender a população.

Os veículos, equipados com sistema de rastreamento por satélite e com equipamentos de manutenção de vida para unidades de Saúde e Municípios, foram entregues dentro Projeto de Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O Governo anunciou também a construção de três hospitais nas regiões de Barra do Garças, Barra do Bugres e Araguaia.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369831/visualizar/