Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 06:59

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tem três pontos de vantagem em nível nacional sobre seu adversário democrata, John Kerry, e um ponto de vantagem nos estados de Ohio e da Flórida, que podem decidir a eleição de 2 de novembro, segundo a pesquisa Reuters/Zogby divulgada hoje.

Com 48% contra 45%, Bush ampliou em um ponto sua vantagem sobre o senador democrata, a oito dias das eleições. No domingo, a vantagem era de 48% contra 46%. Os dados se referem a três dias consecutivos de pesquisas (a cada dia, o antepenúltimo resultado é descartado).

Bush também lidera em seis dos dez estados importantes que permanecem indefinidos, mas Kerry reduziu a diferença para apenas um ponto - estatisticamente irrelevante - nos dois principais deles, Ohio e Flórida.

Na Flórida, a vantagem de Bush agora é de 48% a 47% - antes era de três pontos. Em Ohio, onde o presidente acumulava cinco pontos de vantagem, a diferença agora é de 46% a 45%. Kerry está à frente de Bush, por 48% a 45%, na Pensilvânia. Todos esses resultados estão dentro da margem de erro nos estados, que é de 4,1 pontos.

Com 68 votos no Colégio Eleitoral, Ohio, Flórida e Pensilvânia são os lugares mais importantes ainda em disputa nesta campanha acirrada. Cerca de 5% dos eleitores entram na última semana da campanha indecisos, mas Bush abriu uma frente de 12 pontos percentuais sobre Kerry entre os eleitores que se dizem independentes.

Os três pontos de vantagem de Bush são os mesmos que ele tinha sobre o democrata Al Gore a esta altura da campanha de 2000. Gore acabou tendo mais votos, mas Bush venceu no Colégio Eleitoral.

O número de prováveis eleitores que consideram que Bush merece a reeleição é de 48%, o mesmo índice dos que querem um substituto. O dado representa uma melhora para Bush, cujo desempenho é tido como bom ou ótimo por 48% dos entrevistados e como regular ou péssimo por 51%.

Foram ouvidos 1.204 prováveis eleitores entre sexta-feira e ontem, com margem de erro de 2,9 pontos. As pesquisas continuarão sendo feitas até 1° de novembro, a véspera da votação.

A pesquisa mostrou ainda que o candidato independente Ralph Nader, acusado por alguns democratas de ter "roubado" votos que poderiam dar a eleição a Gore em 2000, tem 1,1% de intenções de voto em todo o país.

As pesquisas nos estados-chave, com 600 entrevistas em cada, foram feitas entre sexta-feira e hoje. Por estado, os resultados são os seguintes (porcentagens dos dois candidatos entre parênteses):

Colorado - Kerry (48%-47%) Flórida - Bush (48%-47%) Iowa - Bush (47%-44%) Michigan - Kerry (52%-43%) Minnesota - Kerry (48%-43%) Novo México - Bush (50%-42%) Nevada - Bush (50%-44%) Ohio - Bush (46%-45%) Pensilvânia - Kerry (48%-45%) Wisconsin - Bush (48%-46%)




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369992/visualizar/