Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 25 de Outubro de 2004 às 21:16

    Imprimir


A Assembléia Legislativa realizou uma sessão solene, na manhã desta segunda-feira, para comemorar o centenário no Brasil da Congregação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, as chamadas “Irmãs Azuis”. A sessão foi requerida pela deputada Verinha Araújo, do PT.

A Congregação das Irmãs Azuis surgiu na Cidade de Castres, no sul da França, em 1836. A congregação teve como fundadora a irmã Emilie de Villerneuve. Devido a perseguições religiosas, seis irmãs deixaram o país em 19 de agosto de 1904 e, após 61 dias a bordo do navio “Etrúria”, chegaram em Cuiabá no dia 26 de outubro daquele ano. As irmãs deixaram o Estado em 1922 e voltaram à Europa. O retorno à Capital se deu em 11 de fevereiro de 1971, na Paróquia de São João Bosco, no bairro Cidade Alta.

As Irmãs Azuis estão espalhadas em diversas partes do mundo. A partir de Mato Grosso, estabeleceram unidades (províncias) em São Paulo e Pará, no Brasil e na Bolívia. No Estado, estão instaladas em Cuiabá, Cáceres, Poconé, Quatro Marcos e Livramento. Na Capital, as irmãs mantém o Colégio Notre Dame de Loudes.

Além da deputada Verinha, a solenidade contou com a presença do deputado Carlos Brito (sem partido), do arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Pichinini, imãs dirigentes da congregação e alunos da Escola Notre Dame. Pela congregação, estiveram presentes a irmã provincial, Lourdes Anita Baby e a irmã vice provincial e diretora do Colégio Notre Dame, Marluce Conceição da Silva. O grupo Sarau Cuiabano fez algumas apresentações musicais.




Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370045/visualizar/