Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 10:33

    Imprimir


Estão detidos em uma embarcação pesqueira com bandeira de Taiwan, ancorada no porto de Natal, 28 chineses e um taiwanês. O barco, apreendido na costa nordestina com 38 toneladas de atum, pescava sem autorização, a 70 milhas náuticas (130 km) a sudoeste do arquipélago de Fernando de Noronha, quando foi localizado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira na tarde de quarta.

Os tripulantes ficarão confinados no barco por tempo indeterminado, até que as devidas apurações sejam concluídas. Depois, todos devem ser repatriados. O dono da embarcação terá que pagar uma multa de R$ 48 mil.

O barco pesqueiro taiwanês, batizado com o nome Southern Star (Estrela do Sul), chegou ao Porto de Natal no final da manhã de ontem, mas, por falta de espaço, teve que ancorar, temporariamente, no terminal das Dunas, da Petrobras.

Os agentes da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) disseram que o estado do barco é precário, mas nenhum problema de saúde foi detectado nos tripulantes. Todos estão com a vacina de febre amarela em dia.

A Polícia Federal estranhou e vai investigar a existência de dois passaportes a mais, além dos 29 tripulantes. O comandante do barco vai ter que explicar o porquê dos dois documentos, ou então será aberto um inquérito policial para investigar

As investigações junto à tripulação do barco pesqueiro de Taiwan recomeçam hoje, sem previsão de quando vão terminar. Uma das barreiras é a língua. Ontem, toda a conversa com os estrangeiros foi intermediada por uma intérprete. A Polícia Federal vai recomeçar ouvindo o depoimento do comandante, para obter informações mais detalhadas, como, por exemplo, qual destino seria dado ao pescado.




Fonte: Tribuna do Norte

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370536/visualizar/