Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 05:08

    Imprimir


Autoridades norte-americanas aumentaram suas estimativas sobre o tamanho e o apoio financeiro à insurgência no Iraque, afirma hoje o jornal New York Times, citando fontes não-identificadas. A resistência tem entre 8 e 12 mil rebeldes, incluindo combatentes estrangeiros, a rede do militante jordaniano Abu Musab al-Zarqawi e rebeldes domésticos, afirmaram as fontes, segundo o diário.

Quando simpatizantes da causa são acrescentados, o número ultrapassa os 20 mil. Estimativas anteriores variavam entre 2 e 7 mil, de acordo com o Times.

Segundo autoridades militares e do governo no Iraque e em Washington citadas pelo jornal, o núcleo da insurgência iraquiana consiste agora de até 50 células militantes, que atraem "dinheiro ilimitado" de um rede de financiamento administrada por ex-líderes do partido Baath e por parentes do ex-ditador Saddam Hussein.

O financiamento é complementado em parte por doadores sauditas e por organizações de caridade islâmicas, que repassam grandes quantias de dinheiro através da Síria, disse o jornal, citando autoridades com acesso a relatórios de inteligência detalhados.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370595/visualizar/