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Nacional
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 19:39

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O ministro Walfrido Mares Guia reiterou hoje a atenção especial que a pasta do Turismo vem dando ao Rio de Janeiro, que “é o maior destino turístico internacional do Brasil”. Ao partiricipar da abertura do 32º Congresso Nacional de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que está sendo realizado no Riocentro, o ministro lembrou que 38% dos turistas estrangeiros que visitam o país passam pelo Rio de Janeiro, sendo que 97% deles dizem que querem voltar.

A questão da segurança, abordada pela imprensa londrina em crítica ao país, é citada por apenas 8% dos turistas incluídos em recente pesquisa sobre os problemas do turismo no Estado do Rio, destacou Mares Guia. As prioridades para os visitantes internacionais que vêm ao Rio de Janeiro são a melhoria da sinalização, o treinamento das pessoas para melhorar o turismo receptivo e melhoria na questão dos táxis, para coibir os abusos praticados na alta temporada, entre outros.

O ministro assegurou, tal como disse o presidente Lula ao abrir o Congresso da Abav, que a idéia não é minimizar nenhum problema. “Nós queremos enfrentá-los todos, mas queremos também dar a César o que é de César, ou seja, mostrar a beleza do Rio para o Brasil e para o mundo. E ela é inigualável”, afirmou.

Walfrido Mares Guia garantiu que o governo não vai perder nenhuma oportunidade, “em nenhum dos escritórios do Ministério do Turismo e da Embratur” que estão sendo abertos no exterior, de ressaltar o Rio de Janeiro, “que é o destino mais conhecido do mundo, internacionalmente falando”. Ele destacou que, devido à diversidade do Brasil, o turismo será promovido como um todo, sendo o Rio de Janeiro seu cartão de visita.

Mares Guia disse que o Rio já conta com a revitalização do Aeroporto Internacional Tom Jobim, além de uma rede hoteleira "extraordinária, sem falar nas belezas naturais". Na opinião do ministro, o que deve ser aprofundado são as iniciativas no sentido de promover o turismo no Rio de Janeiro e no país. O que o Rio precisa é de investimento em promoção, marketing e apoio à comercialização, disse o ministro.




Fonte: Agência Brasil

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