Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 14:54

    Imprimir


Mais de mil e quinhentos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de 26 escolas públicas e particulares já passaram pelo Parque Mãe Bonifácia até a manhã de hoje, em visita ao projeto "Ciência no Parque", desenvolvido pela Coordenação de Popularização da Ciência da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A secretária da pasta, Flávia Nogueira, esteve esta manhã no parque acompanhando as atividades desenvolvidas pelas crianças. "A visita das escolas superou nossas expectativas", comemorou ela.

Para o professor Ivo Leite, da Universidade de São Paulo, que está monitorando as visitas dos alunos às mesas de jogos interativos da Estação Ciência, a presença dos alunos é bastante expressiva. "Isso me deixa muito feliz porque eu trabalho há muito tempo na área e sei que essas atividades despertam a curiosidade das crianças. Elas estão percebendo que a ciência não é um mistério, mas algo que percebemos no nosso dia-a-dia", disse ele.

Conteúdo para ser usado na hora de dar aula é o que está ganhando a aluna do curso de Matemática da UFMT, Rosane de Souza Silva, que é monitora do projeto. Ela conta que nunca tinha feito monitoria antes e que a atividade está sendo importante para que os conceitos abstratos estudados no curso ganhem forma."Nós que vemos a matemática de forma abstrata estamos tendo a oportunidade de repassa-la para os alunos de forma prática e divertida", diz ela, acrescentando usará muitos dos experimentos observados na Estação Ciência em sala de aula, pois a maioria deles é muito fácil de ser construída. "É interessante porque tem novas idéias que foram surgindo à partir das atividades que a gente viu aqui", completa ela.

"O evento injetou ciência na veia dos jovens", diz o professor Eduardo Baldaci, que coordena a observação lunar e solar e uma exposição de fotos do espaço. "As crianças - principalmente as menores - ficam encantadas em saber que o mundo é tão maravilhoso e cheio de estrutura."

Para os estudantes, a diferença entre a visita ao projeto "Ciência no Parque" e os estudos em sala de aula é grande. "Na sala de aula não há exposição de projetos, palestras e filmes. O trabalho foi muito bem feito, houve esforço para isso e está sendo uma atividade muito construtiva para nós", avalia a aluna da sexta série Kamila de Almeida Araújo. "A consciência que temos sobre a Terra aumentou. Aprendemos que tudo o que a gente faz na Terra reflete-se no Universo."

O projeto "Ciência no Parque" segue até o dia 24 no Parque Mãe Bonifácia, com visitação gratuita para toda a comunidade. À partir do dia 27 de outubro, a exposição itinerante da Estação Ciência estará no Sesc Arsenal. Informações: 613 0100.




Fonte: Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370717/visualizar/